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Lista Completa de Cursos Disponíveis para Médicos que Desejam Aprimorar suas Habilidades no Tratamento de Doenças.
ÁREA DO CURSO: HIV-SIDA
HIV-001-24
Nome do Curso
Avaliação e Manejo das Doenças Associadas ao HIV.
Competências a serem adquiridas
1.Descrever a virologia e imunologia do HIV/SIDA;
2.Avaliar o utente com HIV;
3.Detectar o estadio do utente HIV+
4.Interpretar os resultados laboratoriais;
5.Prescrever o TARV;
6.Fazer o seguimento do TARV;
7.Prescrever a profilaxia;
8.Diagnosticar e tratamento as infecções oportunistas;
9.Diagnosticar e tratamento a coinfecção Tb/HIV;
10.Identificar e tratamento o SIR;
11.Fazer o manejo as reacções adversas;
12.Realizar aconselhamento para a adesão/PP/VBG e Implementação a paragem única.
Grupo alvo
Agente de Medicina Geral, Enfermeiro Geral
Carga Horária
120 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação sobre abordagem do doente com HIV, historia natural da infecção, diagnóstico e avaliação do paciente com HIV, conceitos básicos, tratamento antirretroviral e infecções oportunistas.
HIV-002-24
Nome do Curso
Manejo de HIV/Sífilis/ Hepatite B na Mulher Grávida, Lactante e Crianca Exposta
Competências a serem adquiridas
1. Avaliar o manejo da mulher grávida, lactante infectada com HIV, Sifilis e Hepatite B;
2. Realizar o manejo e monitoria do Recém nascido exposto ao HIV/Sifilis e Hepatite B;
3. Implementar a paragem única da consulta de SMI, com as seguintes intervenções:
4. Fazer intervenções gerais de SMI para Grávida, Recém nascido e mulher lactante
5. Realizar aconselhamento e testagem do HIV, Sífilis e Hepatite B, APSS/ PP;
7. Oferecer TARV, profilaxias (CTZ, TPI) e seguimento;
8. Tratar a sífilis materna;
9. Fazer Manejo da infecção materna por Hepatite B;
10. Dar seguimento do RN Exposto ao HIV, Sifilis e Hepatite;
11. Fazer abertura do processo clinico e inicio TARV na CCR.
Grupo alvo
Enfermeiras de SMI
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Curso sobre o manejo das doenças como a HIV, Sifilis, e Hepatite B na Mulher gravida, lactante e cirança Exposta.
HIV-003-24
Nome do Curso
Prevenção do HIV, Sífilis e Hepatite B na MG & ML
Competências a serem adquiridas
1.Explicar a prevenção da infecção do HIV, Sífilis e Hepatite B na MG&ML;
2.Explicar a prevenção as Infecções de Transmissão Sexual (ITS) e a abordagem Sindrómica das ITS;
3.Fazer o aconselhamento e testagem de HIV, Sífilis e Hepatite B;
4.Oferecer a profilaxia Pré Exposição (PrEP) e Pós Exposição (PPE).
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação sobre a Prevenção combinada do HIV, Sífilis e Hepatite B na MG & ML
HIV-004-24
Nome do Curso
Avaliação completa e correcta da MG & ML Vivendo com HIV
Competências a serem adquiridas
1.Fazer uma avaliação clínica da MG & ML VHIV de forma correcta e completa; Colher uma história clínica completa;
2. Realizar um exame físico detalhado;
3.Solicitar os exames laboratoriais complementares de acordo com cada situação para apoiar na formulação diagnóstico.
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Abordagem Clínica completa e correcta da MG & ML VHIV durante a consulta no sector de Saúde Materna e Infantil (SMI).
HIV-005-24
Nome do Curso
Patologias oportunistas na PVHIV
Competências a serem adquiridas
1. Conhecer as manifestações clínicas do Herpes Zóster;
2. Fazer o manejo correcto de uma MG ou ML com Herpes zóster;
3.Conhecer as sequelas do Herpes Zóster.
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação sobre as patologias oportunista na PVHIV
HIV-006-24
Nome do Curso
Febre na MG & ML vivendo com HIV
Competências a serem adquiridas
1.Definir a febre e sua classificação;
2.Conhecer as principais causas da febre na MG & ML VHIV;
3.Fazer o manejo correcto da febre na MG & ML VHIV;
4.Conhecer as possíveis complicações da febre.
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Abordagem sobre a Introdução e classificação da febre, principais causas complicações e Manejo da febre.
HIV-007-24
Nome do Curso
Patologias Hematológicas na MG & ML Vivendo com HIV
Competências a serem adquiridas
1.Conhecer as mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gravidez;
2.Descrever as causas mais frequentes da anemia na PVHIV;
3.Diagnosticar casos de anemia na paciente seropositiva;
4.Fazer o manejo correcto na MG & ML VHI com anemia.
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação em relação ao conteúdo de hemoglobina, causas de anemia em
diferentes PVHIV. O processo de avaliação e manejo da anemia em PVHIV será diferente do processo utilizado para o manejo da anemia na população
geral.
Especificamente na MG há uma leve redução fisiológica da hemoglobina e do hematócrito por causa do aumento relativo do volume plasmático (hemodiluição).
HIV-008-24
Nome do Curso
Infecções das vias respiratorias superiores e outras infecções (não oportunistas) na MG & ML VHI
Competências a serem adquiridas
1.Identificar as manifestações das infecções das vias respiratória superiores que podem ocorrer nas MG & ML VHIV;
2.Conhecer a conduta perante uma infecção das vias respiratórias superiores na MG
& ML VHIV;
3.Identificar os sinais de perigo perante uma infecção das vias respiratórias superiores na MG & ML e os critérios de referência.
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Abordagem sobre as infecções das vias respiratórias superiores na gravidez mais comuns (Rinite Sinusite Resfriadorinofaringite Faringite Laringite),sinais de perigo, suas manifestações.
HIV-009-24
Nome do Curso
Patologias Dermatológicas nas PVHV
Competências a serem adquiridas
1.Avaliar a paciente com doença dermatológica;
2. Descrever os diferentes tipos de lesões dermatológicas associadas ao HIV;
3.Fazer o diagnóstico diferencial das lesões dermatológicas;
4.Conhecer as reacções cutâneas adversas aos medicamentos que podem ocorrer na PVHIV;
5.Conhecer as dermatoses específicas da gravidez;
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Curso sobre patologias dermatológicas as lesões da pele ou lesões dos anexos cutâneas (cabelos e unhas) e das mucosas (oral e genital). História clínica detalhada e a inspeção visual ferramenta principal usada para avaliar as lesões de pele e seus anexos.
HIV-010-24
Nome do Curso
Prevenção de infecção oportunistas e prevenção de malária na MG & ML VHIV
Competências a serem adquiridas
1. Descrever os critérios de elegibilidade para o tratamento profilático com Cotrimoxazol (TPC);
2. Descrever os critérios de descontinuidade do Tratamento profilático com Cotrimoxazol (TPC);
3. Descrever as contraindicações para o uso do cotrimoxazol;
4. Identificar os efeitos adversos do uso do cotrimoxazol e sua gravidade.
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
40 Hora
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação em matéria de Profilaxia com CTZ na ocorrência de infecções oportunistas, critérios de elegibilidade e descontinuidade e suas contraindições.
HIV-011-24
Nome do Curso
Estratégia de Mães para Mães e Mães Mentoras
Competências a serem adquiridas
1. Prestar apoio psicossocial na US e na comunidade;
2.Melhoria da retenção da mulher grávida e par mae/filho nos cuidados de saúde;
3. Realizar visita de apoio seguimento adesão ao tratamento ARV na comunidade.
Grupo alvo
Mães Mentoras
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Curso aborda sobre a estratégia de Mães para mães e mães mentora como a comunicação Interpessoal, noções básicas sobre HIV e Sífilis, aconselhamento e Testagem de HIV e Sifilis, APSS/PP e POP de Visitas de apoio, seguimento TARV na criança e adolescente, Infecções oportunísticas, PTV HIV e Sifilis, Estigma e discriminação, Alimentação infantil no contexto do HIV, Tarefas e responsabilidades da mãe mentora, Violência Baseada no Gênero, Infecção pelo HIV na criança e adolescente,monitoria e Avaliação, Componente comunitária, estrutura de Gestão e Supervisão das Mães Mentoras.
HIV-012-24
Nome do Curso
Manejo Clinico de HIV
Competências a serem adquiridas
1. Diagnosticar e avaliação do utente com HIV;
2. Prescrever o TARV adulto e pediátrico e faz o seguimento;
3. Prescrever o TARV universal para a prevenção da transmissão vertical do HIV;
4. Prescrever profilaxia, diagnostica e tratamento as infecções oportunistas;
5. Diagnosticar e tratamento a coinfecção Tb/HIV;
6. Identificar e tratamento do SIR;
7. Fazer o manejo das reacções adversas.
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Curso sobre Diagnóstico e avaliação do utente com HIV: Calendário de seguimento e formulários, tratamento anti-retroviralCasos clínicos, infecções oportunistas associadas com o HIV casos clínicos, patologia oncológica associada ao HIV, dermatologia associada ao HIV, prevenção da Transmissão Vertical (PTV), infecção por HIV na criança:
particularidades HIV Pediátrico e de manejo de anti-retrovirais.
Co-infecção Tb-HIV, patologia do SNC associada ao HIV, profilaxia pósexposição, prevenção positiva, infecções de transmissão sexual e HIV.
HIV-014-24
Nome do Curso
TARV Avançado
Competências a serem adquiridas
1. Prescrever o TARV adulto e pediátrico e o seguimento;
2.Prescrever a profilaxia, diagnostica e tratamento as infecções oportunistas do SNC;
3.Diagnosticar e tratamento a coinfecção Tb/HIV;
4.Identificar e tratamento do SIR;
5.Fazer o manejo das reacções adversas;
6.Fazer o manejo da patologia hepática em doentes com HIV;
7.Avaliação e o manejo do risco cardiovascular em pacientes com HIV.
Grupo alvo
Médico Especialista, Médicos de Clínica Geral
Carga Horária
28 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial, EAD (TelessaúdeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em materia de tratamento Anti-retroviral,resistência ao tratamento e falência Terapêutica Diagnóstico e tratamento da tuberculose HIV e patologia hepática (Abordagem Prática) Risco cardiovascular em pacientes com HIV (Avaliação e tomada de conduta) e Infecções oportunistas do SNC
HIV-015-24
Nome do Curso
Formação de Tutores
Competências a serem adquiridas
1. Tutorar a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades técnicas e clínicas dos provedores de saúde na área de HIV.
2. Conhecer os instrumentos e métodos e estratégias de ensino e aprendizagem.
Grupo alvo
Médico Clínico Geral, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
EAD (TelessaúdeMZ)
Descrição do Curso
Curso de introdução a tutoria clinica Relacionamento entre tutor e tutorando Instrumentos de ensino e aprendizagem Métodos e estratégias de ensino e aprendizagem Relacionamento entre tutor e tutorando
Seguimento do tutorando e Preparação para a prática (temas clínicos)
HIV-016-24
Nome do Curso
Aconselhamento e Testagem em Saúde
Competências a serem adquiridas
1. Identificar e testagem de utentes e seus familiares de acordo com as novas orientações;
2. Fazer o rastreio de doenças mais comuns;
3. Realizar aconselhamento de acordo com as necessidades de cada utente;
4. Realizar o aconselhamento e a testagem de HIV de acordo com os padrões mínimos de qualidade de testagem;
5. Garantir a monitoria e gestão dos testes rápidos de HIV e consumíveis
6. Garantir as referências e a ligação entre os serviços de AT (US/comunidade) e de Cuidado e tratamento, assim como de prevenção de HIV
7. Garantir a monitoria, qualidade e gestão dos dados de ATS.
Grupo alvo
Agente de Medicina Geral, Enfermeiro Geral, ESMI, Médico Clínico Geral, Psicólogos, Técnicos de Medicina Geral
Carga Horária
30 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Curso introdutória do HIV e doenças associadas, o perfil do provedor de ATS A prestação de serviços do ATS Estratégias para o alcance e identificação de casos com HIV, A continuidade de serviços pós testagem de HIV (A ligação) A criação de demanda para o ATS Monitoria e Avaliação A gestão de testes rápidos de HIV e Qualidade de testagem rápida de HIV.
HIV-017-24
Nome do Curso
Técnicas cirúrgicas básicas e Circunsição Médica Masculina Voluntária
Competências a serem adquiridas
1. Descrever a assepsia e anti-sepsia;
2. Realizar a descontaminação, esterilização e formação de kits de instrumentos básicos;
3. Realizar a técnica de manipulação de instrumentos cirúrgicos básicos;
4. Realizar a técnica de sutura simples/dupla, nó cirúrgico e de hemóstase;
5. Aplicar a técnica de anestesia local
6. manipular as feridas agudas, contaminação e drenagem de colecções purulentas subcutâneas
7. Realizar cirúrgicas para uma circuncisão segura usando o método orientado por duas pinças rectas longas (clamps)
8. Realiza o exame físico completo dos candidatos à circuncisão
9. Realiza a técnica de circuncisão em adolescentes e adultos
10. Realizar os cuidados pós-operatórios imediatos
11. Referir as complicações pós-operatórias
Grupo alvo
Enfermeiras (Básico e Geral), Médico de Clínica Geral, Técnico de Medicina Geral, Técnicos de Cirurgia
Carga Horária
56 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Curso de prevenção e Controle de Infecções , (Equipamento de protecção individual e PCI, Assepsia e anti-sepsia, Descontaminação, desinfecção e esterilização). Manipulação de instrumentos (técnica de nós, técnica de suturas, Técnica de anestesia,Técnica de hemostase Circuncisão (Conceito, benefícios e riscos, Indicações e contraindicações Habilidades cirúrgicas para CM (princípios Técnicas cirúrgicas convencionais para circuncisão, vantagens e desvantagens) Seguimento pós-operatório (Identificação das complicações e tratamento, Manejo básico das feridas agudas e feridas contaminadas.
HIV-018-24
Nome do Curso
Controlo de Infecções para a Tuberculose (CITB)
Competências a serem adquiridas
1. Descrever o mecanismo de transmissão da Tuberculose.
2. Descrever a hierarquia da prevenção e controlo de infecções para a Tuberculose.
3. Utilizar as medidas de prevenção e controlo para a Tuberculose na Unidade Sanitária.
4. Avaliar o risco de transmissão da tuberculose nas diferentes áreas da Unidade Sanitária;
5. Identificar o nível de adesão às medidas de controlo de infecções para a Tuberculose na Unidade Sanitária;
6. Realizar a avaliação rápida dos riscos de infecções para a Tuberculose na Unidade Sanitária;
7. Elaborar os planos de acção para responder aos problemas identificados na prevenção e controlo de infecções para Tuberculose na Unidade Sanitária;
8. Identificar os aspectos prioritários de um plano de controlo de infecção para Tuberculose na Unidade Sanitária;
9. Apoiar a elaboração do plano de controlo de infecções para Tuberculose e a implementação das medidas de prevenção e controlo na sua Unidade Sanitária;
10. Descrever a importância das directrizes de SSAT (Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho) com ênfase nos riscos de TB e HIB;
11. Descrever a importância de adesão ao rastreio de TB e Aconselhamento e Testagem voluntaria como uma medida preventiva no ambiente hospitalar.
Grupo alvo
Enfermeiro Geral, Médico de Clínica Geral, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
21 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
EAD (TelessaúdeMZ)
Descrição do Curso
O curso aborda a Epidemiologia da Tuberculose em Moçambique, Revisão sobre a transmissão da TB Introdução ao Controlo de Infecções para a TB, CITB Precauções Básicas CITB Precauções Adicionais – Medidas Administrativas CITB Precauções Adicionais – Medidas Ambientais CITB Precauções Adicionais – Medidas de protecção respiratória individual TB/HIV no contexto de SSAT (Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho) Avaliação Rápida – Actividade Prática na US
ÁREA : LABORATÓRIO
LAB-001-24
Nome do Curso
Reparação do Microscópio de Fluorescência LED
Competências a serem adquiridas
1. Descrever os componentes do microscópio.
2. Descrever o funcionamento e aplicações de uso do microscópio PrimoSrtar iLED.
3. Realizar o serviço técnico de manutenção do microscópio.
4. Identificar os problemas técnicos do microscópio PrimoStar iLED.
5. Fazer a reparação dos microscópios.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório, Técnico de Manutenção
Carga Horária
16 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação sobre aspectos chaves do microscópio PrimoStar iLED relacionados com componentes do microscópio as aplicações de uso do microscópio, procedimento de serviço técnico, Identificação de problemas e procedimento de reparação
LAB-002-24
Nome do Curso
Tecnologia GeneXpert para o Diagnóstico Laboratorial da TB
Competências a serem adquiridas
1. Descrever a situação epidemiológica da TB e do diagnóstico da TB em Moçambique.
2. Descrever o algoritmo de testagem da TB e critérios de testagem para Xpert MTB/Rif.
3. Aplicar as precauções de segurança no laboratório de TB.
4. Descrever a estratégia de uma adequada colheita de amostras de expectoração.
5. Instalar e configura o Xpert MTB/Rif.
6. Realizar o procedimento de testagem e interpreta os resultados do Xpert MTB/Rif.
7. Fazer a manutenção do GeneXpert.
8. Registar o procedimento da manutenção.
9. Fazer a gestão de consumíveis para GeneXpert.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
24 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
O curso singe na descrição geral da TB e do diagnóstico da TB, algoritmo e critérios de testagem, precauções de biossegurança em laboratórios de TB Colheita e transporte de amostras de expectoração, tecnologia do GeneXper, Instalação do GeneXpert e configuração do Xpert MTB/Rif Procedimento do Xpert MTB/Rif Interpretação de resultados de Xpert MTB/Rif, resolução de problemas,manutenção do GeneXpert, gestão de consumíveis para Xpert MTB/Rif, Avaliação de competências.
LAB-003-24
Nome do Curso
Formação dos Formadores da Microscopia de Fluorescência LED – TB
Competências a serem adquiridas
1. Fazer o arranjo do laboratório de baciloscopia aplicando as precauções de segurança na realização do procedimento de Auramina O e microscopia de fluorescência LED.
2. Descrever a estratégia de uma adequada colheita de amostras de expectoração.
3. Realizar o manuseio e referenciamento de amostras de expectoração.
4. Preparar esfregaços de expectoração e lâminas de controlo de qualidade.
5. Realizar o procedimento de coloração com Auramina O em esfregaços de expectoração e faz o controlo de qualidade.
6. Usar correctamente a parte óptica e de fluorescência do microscópio Primo Star iLED e faz a manutenção do microscópio.
7. Identificar os insumos necessários para realizar a microscopia de fluorescência e usar a Ficha de Stock e o LMIS.
8. Ler esfregaços corados com Auramina O de forma competente e emite os resultados.
9. Identificar e soluciona problemas relacionados com o método da Auramina O.
10. Ensinar o conteúdo do treino a outros.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Precauções no âmbito de segurança no laboratório de microscopia de TB, colheita, manuseamento e transporte de amostras, preparação de esfregaços de amostras e de láminas de controlo de qualidade, preparação de reagentes, controlo de qualidade e procedimento de coloração Uso, cuidados e manutenção do microscópio Zeiss Primo Star iLED, gestão de insumos para microscopia LED, Leitura, registo e emissão de resultados garantia de qualidade de baciloscopia, sessão de feadback e avaliação de competências.
LAB-004-24
Nome do Curso
Microscopia de Fluorescência LED -TB
Competências a serem adquiridas
1.Descrever o arranjo do laboratório de baciloscopia e conhecer e aplicar as precauções de segurança na realização do procedimento de Auramina O e microscopia de fluorescência LED.
2. Descrever a estratégia de colheita de amostras de expectoração, a colheita correcta e segura e as características de uma boa amostra de expectoração.
3. Realizar o manuseio e referenciamento de amostras de expectoração.
4. Preparar os esfregaços de expectoração e lâminas de controlo de qualidade de forma segura e de boa qualidade.
5. Realizar o procedimento de coloração com Auramina O em esfregaços de expectoração e faz o controlo de qualidade.
6.Usar correctamente o microscópio Primo Star iLED e faz a manutenção do microscópio.
7.Identificar os insumos necessários para realizar a microscopia de fluorescência e usar a Ficha de Stock e o LMIS.
8.Lêr esfregaços corados com Auramina O de forma competente e emitir os resultados.
9. Solucionar problemas relacionados com o método da Auramina O. Precauções de segurança no laboratório de microscopia de TB
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação na matéria de colheita, manuseamento e transporte de amostras, preparação de esfregaços de
amostras e de laminas de controlo de qualidade. Preparação de reagentes, controlo de qualidade e procedimento de coloração Uso, cuidados e manutenção do microscópio Zeiss Primo Star iLE, gestão de insumos para microscopia LED, Leitura, registo e emissão de resultados garantia de qualidade de baciloscopia e avaliação de competências.
LAB-005-24
Nome do Curso
Técnica de Coloração de Gram – Microbiologia
Competências a serem adquiridas
1. Descrever o princípio e utilidade clínica da coloração de Gram.
2. Avaliar a qualidade com base no tipo de amostras.
3. Realizar o procedimento de coloração de Gram.
4. Usar o microscópio correctamente.
5. EmitIr os resultados da coloração de Gram após a leitura e interpretação.
6. Realizar o controlo de qualidade da coloração de Gram.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
24 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Introdução ao treino e precauções de segurança no laboratório de microbiologia Preparação do esfregaço e laminas de CQ de coloração de Gram, procedimento de coloração de Gram, uso e cuidados do microscópio Leitura, interpretação e emissão de resultados de coloração de Gram e avaliação de competências do procedimento de coloração de Gram.
Nome do Curso
Diagnóstico Microbiológico Laboratorial
Competências a serem adquiridas
1. Descrever as precauções de segurança no laboratório de microbiologia.
2. Preparar os meios de cultura; Fazer o controlo de qualidade dos meios de cultura;
3. Avaliar a qualidade com base no tipo de amostras.
4. Preparar esfregaços, faz, lê, interpreta e emite os resultados de coloração de Gram.
5. Fazer a sementeira de amostras nos meios de cultura adequados para cada tipo de amostra;
6. Incubar as amostras nascondições adequadas.
7. ler a culturas e a descrição do significado clínico.
8. Seleccionar antibióticos adequados para o teste de sensibilidade, realização e interpretação do teste de sensibilidade aos antibióticos.
8. Realizar os procedimentos de identificação de leveduras.
9. Descrever a gestão de qualidade em microbiologia.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
70 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em segurança no laboratório de microbiologia preparação, armazenamento e controlo de qualidade dos meios de cultura colheita, transporte e aceitabilidade das amostras e interpretação da coloração de Gram, processamento de amostras para cultura microbiológica Leitura de culturas, testes de identificação de microorganismos em culturas testes de sensibilidade aos antibióticos, Identificação de leveduras, gestão de qualidade em microbiologia e avaliação de competências
LAB-006-24
Nome do Curso
Registo, Recolha de Dados e Estatística Laboratorial
Competências a serem adquiridas
1. Padronizar os instrumentos de registos de informação laboratorial.
2. Garantir um preenchimento correcto dos instrumentos de registo.
3. Esclarecer eventuais dúvidas sobre o preenchimento dos mesmos.
4. Informar sobre a importância do preenchimento correcto e o envio atempado dos livros de estatísticos ás DPS.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
28 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Abordagem sobre os principios de
sistema informação laboratorial,
discussão dos livros de registo e
Estatística, recolha e interpretação de
dados laboratoriais e registo de LMIS
para dados de consumo.
LAB-007-24
Nome do Curso
Rastreio de Criptococose (CrAg)
Competências a serem adquiridas
1. listar as normas de biosseguranca na recolha de amostras para o laboratório.
2. Descrever as precauções a observar no laboratório.
3. Explicar o manejo e despejo do material de laboratório.
4. Descrever os diagnósticos das infecções na criptococose meníngea e não meníngea.
5. Descrever os testes que deverão ser feitos com o LCR para detectar o criptococo.
6. Explicar as vantagens do diagnóstico precoce com CrAg.
7. Descrever a importância e os tipos de controle de qualidade existentes.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
28 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Descrição do Curso
Capacitação sobre a biossegurança, teste rápido de detecção do CrAg e controle de qualidade dos testes.
LAB-008-24
Nome do Curso
Reobservação Cega da Baciloscopia para Formadores.
Competências a serem adquiridas
1. Descrever os princípios e procedimentos de reobservação cega.
2. Fazer a selecção e recolha das laminas.
3. Gerir laminas discordantes previamente identificadas.
4. Realizar a análise manual dos resultados e emite os relatórios.
5. Dar a retroalimentação dos relatórios de desempenho dos laboratórios após a preparacao.
6. Fazer a replica dos conteúdos aos profissionais .
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação sobre os Princípios de reobservação cega da baciloscopia seus procedimentos na Identificação e gestão de laminas discordantes, egisto e emissão de resultados sua Interpretação de resultados eTeachback.
LAB-009-24
Nome do Curso
Reobservação Cega da Baciloscopia
Competências a serem adquiridas
1.Descrever os princípios e procedimentos de re-observação cega.
2. Fazer a seleção e recolha das laminas.
3. Gerir laminas discordantes previamente identificadas.
4. Realizar a análise manual dos resultados e emite os relatórios.
5. Dar a retroalimentação dos relatórios de desempenho dos laboratórios apos a preparação.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
56 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Princípios e Procedimento reobservação cega, identificação e gestão de laminas discordantes, registo e emissão de resultados, Interpretação de resultados e avaliação de competências dos avaliadores.
LAB-010-24
Nome do Curso
Spervisão e apoio técnico e avaliação de competências de baciloscopia e GeneXpert
Competências a serem adquiridas
1. Realizar as visitas de supervisão e apoio técnico a laboratórios que realizam a baciloscopia e GeneXpert.
2. Avaliar a competência dos técnicos que realizam a baciloscopia e GeneXpert.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em matérias de visitas de supervisão para laboratórios de TB, avaliação de competências para baciloscopia e GeneXpert, actividade prática de visitas de supervisão e avaliação de competências
LAB-011-24
Nome do Curso
Biossegurança
Competências a serem adquiridas
1. Descrever os princípios de biossegurança.
2. Descrever as hierarquias de controlos para minimizar a exposição a agentes infecciosos.
3. Aplicar o uso de controlos de engenharia, controlos administrativos, práticas de trabalho e equipamento de protecção individual (EPI) no controlo de perigos no laboratório.
4. Aplicar os princípios básicos de avaliação de risco e usa o EPI de forma adequada.
5. Implementar a técnica de lavagem das mãos e protecção respiratória.
6. Implementar os princípios de gestão de resíduos.
7. Resolver emergências de acordo com o plano de resposta a emergências do laboratório.
8. Avaliar a biossegurança do laboratório.
9. Aplicar os elementos do programa de saúde do trabalhador.
10.Empacotar amostras em segurança para o transporte.
Grupo alvo
Enfermeiros, Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
EAD (TelessaúdeMZ)
Descrição do Curso
Abordagem sobre à biossegurança à avaliação de risco, controlos de engenharia e administrativos na prática de trabalho seguro, selecção e uso de EPI na higiene das mãos e respiratória, gestão de resíduos, procedimentos de trabalhador. Empacotamento e transporte de substâncias infeciosas e avaliação de segurança.
LAB-012-24
Nome do Curso
Logística Laboratorial para Formadores
Competências a serem adquiridas
1. Analisar o stock em diferentes níveis da cadeia de distribuição;
2. Definir o stock máximo e mínimo;
3. Criar o sistema de controlo de stock;
4. Identificar o tratamento dos produtos do laboratório em função da directriz;
5. Descrever a Importancia de Quantificação;
6. Identificar desafios da cadeia de abastecimento
7. Armazenar os reagentes e consumíveis de acordo com as normas
8.Fazer a monitoria e avaliação
das cadeias de abastecimento.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
60 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação sobre a valiação da situação do Stock em relação ao tempo e o nvel do sistema, objectivo do controlo e principais termos de controlo de stock, o nível máximomínimo, o tempo a efectuar o aviamento e selecção de Produtos, directrizes de tratamento Padrão como Armazenagem e Inspecção Visual, Principais desafios da cadeia de abastecimento, desenvolvimento de um plano de M&A e retro Informação (“Feedback”) e Relatórios de Resultados.
Nome do Curso
Logística Laboratorial
Competências a serem adquiridas
1. Definir a logística laboratorial
2. Descrever as noções básicas
sobre à logística
3. Utilizar o sistema de
informação para gestão
logística
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Abordagem sobre os principais termos
de logística, sistema de informação
para Gestão, dados para informação
logística laboratorial e relatório
resumo.
LAB-013-24
Nome do Curso
Melhoria de Qualidade Testagem Rápida de HIV
Competências a serem adquiridas
1. Descrever a importância da garantia da qualidade;
2. Descrever os factores importantes que influenciam a qualidade da testagem rápida de HIV;
3. Descrever as suas responsabilidades na prevenção e deteção de erros;
4. Descrever a importância da utilização de controlos de qualidade (interno e externo);
5. Assegurar o armazenamento correto e a rotação do stock;
6. Descrever a progressão da infeção pelo HIV;
7. Explicar as vantagens e as desvantagens da testagem rápida de HIV;
8. Explicar os dois formatos dos testes rápidos de HIV;
9. Identificar de forma exata o resultado de teste individual como reativo, não reativo ou inválido;
10. Implementar as práticas de saúde e segurança pessoais;
11.Eliminar adequadamente resíduos infeciosos;
12. Realizar os procedimentos de segurança e os registos;
13. Descrever os diferentes tipos
de amostras;
14. Manusear a conservação de amostras de gota de sangue seco (GSS);
15. Descrever os fatores que afetam a qualidade das amostras
16. Explicar o procedimento da picada no dedo.
Grupo alvo
ESMI, Médico Clínico Geral, Técnico de Laboratório, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em matéria de garantia da qualidade para testagem rápida do HIVITS e HIV/ SIDA, conceitos básicos relacionados com segurança nos centros de testagem de HIV, manutenção e introdução de registos dados padronizados, Identificação de erros num registo de TAHIV padronizado, introdução à lista de verificação PMGTR à ferramenta de monitorização e programa de testagem de proficiência gestão de dados.
LAB-014-24
Nome do Curso
FOGELA para formadores
Competências a serem adquiridas
1. Ter domínio sobre a visão geral
do Slipta (WHO Afro);
2. Ter domínio sobre a Visão geral
do Fogela e mapeamento do
processo.
4. Usar o ciclo de PDCA na
garantia de melhoria continua.
5. Dominar as vantagens de um
processo padronizado e
elaboração de um calendário de
gestão.
6. Designar pessoas para
realização de tarefas na
planificação e condução numa
reunião de equipa.
7. Criar uma lista de suprimentos
para o laboratório;
8. Efectuar previsão, cálculo de
pedidos de compras, registo de
manutenção e avaliação de
incidentes de segurança.
Grupo alvo
Biologistas, Técnico de Laboratório
Carga Horária
70 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Abordagem sobre visão geral do Slipta e FLOGELA com objectivo de uso da metolodologia para melhoria em relação ao gestão de desempenho, cartões de monitoria dos indicadores de Qualidade.
LAB-015-24
Nome do Curso
FOGELA para Formando
Competências a serem adquiridas
1. Ter domínio sobre a visão geral do Slipta (WHO Afro);
2. Ter domínio sobre a Visão geral do Fogela e mapeamento do processo.
4. Usar o ciclo de PDCA na garantia de melhoria continua.
5. Dominar as vantagens de um processo padronizado e elaboração de um calendário de gestão.
6. Designar pessoas para realização de tarefas na planificação e condução numa reunião de equipa.
7. listar os suprimentos para o laboratório;
8. Efectuar previsão, cálculo de pedidos de compras, registo de manutenção e avaliação de incidentes de segurança.
Grupo alvo
Biologistas, Técnico de Manutenção
Carga Horária
168 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Abordagem sobre visão geral do Slipta e
FLOGELA com objectivo de uso da
metolodologia para melhoria em
relação ao gestão de desempenho,
cartões de monitoria dos indicadores
de Qualidade.
LAB-016-24
Nome do Curso
Operadores de Equipamento PIMA para Formadores
Competências a serem adquiridas
1. Coordenar as actividades relacionadas com POC-CD4 a nível provincial;
2. Resolver às solicitações de assistência por parte dos operadores nas unidades sanitárias;
3. Avaliar a qualidade para os painéis de proficiência dos PIMAs;
4. Avaliar a qualidade de dados mensais de consumo e de stock a nível provincial;
Grupo alvo
Clínicos Imagiologistas, Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação relacionado com a Introdução ao PIMA, funcionamento e suas características técnicas de Colheita e testagem de amostras os níveis de CD4 como um marcador clínico imunológico, para a monitoria da infecção por HIV.
LAB-017-24
Nome do Curso
Uso do Equipamento FacsCalibur/ FacsCount
Competências a serem adquiridas
1.ter Habilidades essenciais para o estabelecimento de uma rotina de contagem de linfócitos T CD4+ usando o citómetro de fluxo FACSCalibur ou FacsCount
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
105 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Abordagem sobre os princípios de Biossegurança no Laboratório, níveis de CD4 como um marcador clínico imunológico para a monitoria da infecção por HIV Princípios básicos de Citometria de Fluxo Funcionamento do FACSCalibur/FacsCount
LAB-018-24
Nome do Curso
Operadores de Alereq para Formadores
Competências a serem adquiridas
1. Apoiar técnicos para os operadores na província;
2. Contactar para assuntos relacionados a TSD DPI na província;
3.Manter a frota de TSD DPI em funcionamento, incluindo gestão de substituições de equipamento e resolução de problemas de conectividade;
4. Garantir que tem 2 operadores certificados em cada US com TSD DPI;
5. Garantir que tem formadores provinciais competentes e disponíveis sempre na província;
6. Ter noções sobre a Gestão da cadeia de aprovisionamento;
7. Garantir que haja supervisão de todos os aspectos do programa (técnicos, administrativos, clínicos e logísticos);
8. Garantir que haja acesso a dados de monitoria e avaliação;
9. Assegurar o envio atempado e seguimento do lançamento de FSRs no laboratório de referência;
10. Assegurar o envio de DBS ao laboratório de referencias em caso de avaria e nas actividades de AEQ;
11. Actualizar dados de estoque e localização de equipamentos na conectividade;
12. Apoiar para realização geral de actividades relacionadas a TSD DPI;
13. Garantir cumprimento deste manual e seus anexos. (principio do teste, aplicação do teste).
Grupo alvo
Enfermeira de Saúde Materno Infantil, Médico de Clínica Geral, Técnico de Laboratório
Carga Horária
70 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em equipamento na matéria (ligar, limpeza, navegação de menus), manutenção, procedimentos o, erros, (causas e resolução de problemas técnicos; erros comuns), rocedimento para AEQ registos, fichas e FSRs, aspectos fundamentais da formação de operadores, avaliação de formações dos operadores e monitoria de desempenho dos operadores.
LAB-019-24
Nome do Curso
Garantia de Qualidade
Competências a serem adquiridas
1. Assegurar que o Manual da Qualidade, com os procedimentos e Politicas de garantia de qualidade, esteja acessível e tenha sido lido por todos os funcionários;
2. Certificar o material do controle de qualidade a ser testado de acordo com o POP;
3. Estabelecer valores limites aceitáveis para os controlos;
4. Validar novos equipamentos, Reagentes e suprimentos:
5. Rastrear o desempenho de teste de Graficos de Levy-jennings para identificar tendências;
6. Analisar os Valores discordantes na determinação das acções adequadas;
7. Analisar os registros de controlo ambiental e tendências de controle de qualidade, na avaliação do seu impacto nos testes, e tomada ações corretivas;
8. Examinar o livro de registro de ocorrências para identificar padrões\tendências tomar ações corretivas adequadas;
9. Monitorar o desempenho dos reagentes;
10. Adequar os Pops específicos locais conforme necessário;
11. Assegurar que os Pops tenham sido lidos e compreendidos pelo pessoal;
12. Inscrever-se no programa de controlo de qualidade externo;
13. Monitorar os resultados DE AEQ; Adequadas;
14. Observar periodicamente do desempenho do pessoal e tomar as ações.
Grupo alvo
Biologistas, Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Processos de Testagem
consistententimente precisos e fiáveis
(Pré-Analiticos, Analiticos, Pós
Analíticos)
LAB-020-24
Nome do Curso
Diagnóstico Laboratorial de Malária
Competências a serem adquiridas
1. Habiliatar aos formandos competências necessárias para o diagnóstico laboratorial da malária não complicada e grave; 2.Fornecer informação sobre o sistema de controlo de qualidade, gestão de reagente e consumíveis e supervisão laboratorial;
3. Capacitar todos técnicos de laboratório ns matéria de todas espécies da malária;
4. Capacitar todos técnicos de laboratório em densidade parasitária.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação sobre a visão geral sobre a malária e outras parasitoses sanguíneas (Falciparum, Ovale e Vivax e outros), Diagnóstico da malária e outras parasitoses sanguíneas elementos do sangue, artefactos, quantificação de parasitas, controlo de qualidade de lâminas (interno e externo), Colheita de sangue e preparação de lâminas, preparação de reagentes para coloração de lâminas, teste de TDR e controle de qualidade
LAB-021-24
Nome do Curso
Enquadramento Nacional dos Padrões Mínimos de Politica da SADC sobre Doenças Transmissíveis para Formadores
Competências a serem adquiridas
1. Facilitar a compreensão do Protocolo da SADC sobre a Saúde;
2. compreender os padrões mínimos de Politicas regionais sobre doenças transmissíveis (HIV, SIDA, Tuberculose e Malaria);
3. ter competências para a Formatação de adulto em matéria de monitorização do processo de enquadramento nacional dos padrões mínimos de política.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
60 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
EAD (TelessaúdeMZ)
Descrição do Curso
Abordagem em matérias sobre as Políticas nacionais, Padrões e Diretrizes relacionados com as normas mínimas para diagnóstico de HIV no laboratório nacional de referência, diagnóstico da TB nos Laboratórios de referência na Região da SADC Informação sobre (ISO 15189), recursos humanos recursos financeiros, importancia de Documentação, gestão de qualidade, sistema de informação de Laboratório e Instalações de Biossegurança.
LAB-022-24
Nome do Curso
Uso do Equipamento Abbott e Roche para testagem de carga viral e Diagnostico Precoce Infantil
Competências a serem adquiridas
1. Ter habilidades para o
esabelecimento de uma rotina
de testagem de carga viral e
diagnostico precoce infantil de
HIV.
2. Ter conhecimentos sólidos
em biologia molecular;
Grupo alvo
Técnicos de Laboratórios de Biologia Molecular
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação sobre os princípios e
metodologia utilizados nos
equipamentos os seus fundamentos
biológicos, como resolução de
problemas mais frequentes ao nível do
utilizador e Identificação dos
componentes do Cobas Ampliprep,
Cobas Taqman e do Equipamento
Abbott.
LAB-023-24
Nome do Curso
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para implementação virtual Projecto ECHO
Competências a serem adquiridas
1.Capacitar os técnicos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação através do Projecto ECHO.
Grupo alvo
Biologistas, Técnico de Laboratório
Carga Horária
24 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
EAD (TelessaúdeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em matéria relativamente ao teste de carga viral do HIV e à biologia molecular na implementação e o reforço dos sistemas de gestão da qualidade em Laboratórios de Biologia Moleculares, o uso de plataforma para a partilha de melhores práticas e a expansão de testes de CV do HIV de alta qualidade em Moçambique;
LAB-024-24
Nome do Curso
Uso da Ferramenta de Avaliação do Sistema de Gestão de Qualidade nos laboratórios de bilogia molecular
Competências a serem adquiridas
1.Conhecer a ferramenta de avaliação do sistema de gestão de qualidade;
2. Familiarizar se com o processo de planificação das auditorias;
3. Identificar as diferentes fases que compõem uma auditoria;
4. Calcular as pontuações após uma auditoria;
5. Resumir as pontuações após a interpretação.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
24 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em materia de ferramenta Viral Load Score Card padronização do instrumento tendo em conta a realidade do país.
LAB-025-24
Nome do Curso
Mentores para Laboratórios de Biologia Molecular
Competências a serem adquiridas
1. Apoiar a elaboração de procedimentos padrão para as diferentes actividades do laboratório;
2.Realizar uma avaliação de base nos Laboratórios usando a ferramenta padronizada;
3. Aplicar as técnicas de biologia molecular em uso, incluindo a parte teórica (nível avançado);
4. Interpretar os resultados das análises;
5. Usar os resultados dos controlos de qualidade (interno e externo) após a interpretação;
6. Efectuar a manutenção de equipamentos de acordo com as instruções do fabricante;7. Fazer a gestão das roturas de stock de reagentes e consumíveis.
8. Garantir a biossegurança laboratorial;
9. Avaliar a competência dos Técnicos de laboratório e identifica as necessidades adicionais de formação;
10.Monitorar o plano e os procedimentos de manutenção periódica dos equipamentos;
11. Avaliar, optimiza e elabora um fluxo de trabalho no laboratório para prevenção/eliminação de acúmulo de amostras (backlog);
12. Aplicar técnicas de gestão para a melhoria do sistema de emissão e envio de resultados (DPI positivos e CV igual ou superior que 1000 copias/ml).
Grupo alvo
Biologistas, Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Matérias sobre conceito de mentoria e
seus componentes como atributos de
métodos e técnicas, estrutura,
ferramentas, metas, recursos
essenciais, medição do Progresso e do
Impacto alinhamento com um
programa nacional de qualidade,
integração e suporte, terciarização
análise das Não-conformidades
sistema e itens de gestão de qualidade
e International Organization for
Standardization (ISO) SO NP
15189:2014.
LAB-026-24
Nome do Curso
Liderança e Gestão Laboratorial
Competências a serem adquiridas
1.Descreve os princípios de liderança e gestão;
2.Fazer a gestão eficaz dos laboratórios, implementando melhoras continuas;
3.Organizar a Rede de Laboratórios de Saúde Humana com base no definido na Norma ISO 152189 e na politica/ Directrizes para e o plano estratégico dos Laboratórios Clínicos;
4.Desenvolver os sistemas de qualidade necessários para a acreditação laboratorial.;
5. Avaliar o desempenho dos gestores de forma estruturada.
6.Introdução, objectivos e finalidade;
Grupo alvo
Biologistas, Técnico de Laboratório
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Materia sobre a liderança e gestão
laboratorial, sua estrutura
organizacional objectivo, finalidade,
gestão, comunicação e resolução de
problemas, tomadas de decisões e
acreditação laboratorial.
LAB-027-24
Nome do Curso
Gestão e Liderança Laboratorial (PROGOAL)
Competências a serem adquiridas
1. Definir a rede e sistema de laboratórios;
2. Descrever o estado actual do sistema de laboratórios do país;
3. Mostrar como o seu sistema de laboratório incorpora diferentes sectores;
4. Reconhecer a importância da colaboração e comunicação interssectorial para a detecção e resposta patogénica eficaz;
5. Preencher o questionário de sector de laboratórios GLLP/PROGOAL;
6. Ter dominio sobre Liderança organizacional construção de parcerias e de coalições;
7. Ter Pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões;
8. Entender a Ética e integridade sobre a gestão de laboratório, projeto orçamental e de pessoal;
9. Descrevar princípio de comunicação escrita eficaz;
10. Entender a gestão de processo na amostras de controlo e documentos de registo;
11. Dominar os equipamento e consumíveis;
12. Compreender o processo de Aquisição e inventário;
13. Dominar avaliações na auditorias e qualidade externa como Normas ecredenciamento;
14. Dominar a Biossegurança incluindo bens não biológicos vigilância e a Investigação de surto;
15. Ter domínio sobre a preparação para resposta a uma emergencia recobrança e Pesquisa sanitária; Inovação e desenvolvimento;
Grupo alvo
Biologistas, Enfermeiros, Médicos da Clínica Geral, Técnico de Laboratório, Técnico de Saúde Ambiental, Veterinários
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação sobre o sistema de
laboratório no desenvolvimento
do quadro político, sistema de
informação, infraestrutura,
jurídico e fortalecimento da
força do trabalho através do
domínio liderança, gestão,
comunicação e qualidade em
operações laboratoriais.
Biossegurança dos riscos
biológicos.
Vigilância de doença,
investigação de surto e
Pesquisa.
ÁREA : TUBERCULOSE
TB-001-24
Nome do Curso
Manejo Clínico e Programático de TB (Pacote Integrado)
Competências a serem adquiridas
▪ Realizar correctamente o rastreio da TB e investigação de contactos.
▪ Identificar doentes presuntivos de TB.
▪ Utilizar ferramentas diagnósticas na investigação de doentes presuntivos deTB.
▪ Prescrever o Tratamento da TB sensível e resistente.
▪ Manejar as comorbidades e reacções adversas.
▪ Realizar o aconselhamento para a adesão e psicoeducação sobre TB.
▪ Identificar pacientes elegíveis ao TPT.
▪ Prescrever o tratamento preventivo da TB.
Grupo alvo
Agente de Medicina Geral, Enfermeiras de SMI, Enfermeiro Geral, Médico de Clínica Geral, Médico Especialista
Carga Horária
105 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
O curso compreende os procedimentos e ferramentas para o rastreio, identificação e diagnóstico de doentes presuntivos de TB assim como o tratamento e monitoria dos doentes com diagnóstico da tuberculose sensível e resistente.
TB-002-24
Nome do Curso
TB em crianças e adolescentes
Competências a serem adquiridas
▪ Identificar crianças e adolescentes presuntivos de TB.
▪ Utilizar ferramentas diagnósticas e algoritmos para a investigação de criança e adolescentes presuntivos de TB.
▪ Prescrever o tratamento da TB sensível e resistente.
▪ Manejar as comorbidades e reacções adversas.
▪ Realizar o aconselhamento para a adesão e psicoeducação sobre TB.
▪ Identificar pacientes elegíveis ao TPT.
▪ Prescrever o tratamento preventivo da TB.
Grupo alvo
Agente de Medicina Geral, Enfermeiras de SMI, Enfermeiro Geral, Médico Clínico Geral
Carga Horária
105 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
O curso compreende os procedimentos e ferramentas para o rastreio, identificação e diagnóstico de crianças e adolescentes presuntivos de TB assim como o tratamento e monitoria das crianças e adolescentes com diagnóstico da tuberculose sensível e resistente.
TB-003-24
Nome do Curso
TB Resistente
Competências a serem adquiridas
▪ Realizar o diagnóstico precoce da TB resistente e início atempado do tratamento.
▪ Realizar o seguimento clínico dos pacientes e seus contactos segundo as normas.
▪ Utilizar as ferramentas para o registo e seguimento e gestão de medicamentos do paciente com TB resistente.
▪ Inplementar as medidas de prevenção e controlo da TB/TBR.
Grupo alvo
Agente de Medicina Geral, Enfermeiras de SMI, Enfermeiro Geral, Médico Especialista, Médicos de Clínica Geral
Carga Horária
105 Geral
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em matéria de prevenção, diagnóstico e tratamento da TB resistente nas suas vertentes clínica e programática.
TB-004-24
Nome do Curso
Melhoria de Qualidade
Competências a serem adquiridas
▪ Aplicar serviços de melhoria de qualidade na prática clínica.
▪ Utilizar as ferramentas de desenho da linha de base do desempenho dos indicadores de qualidade de TB.
▪ Aplicar os métodos para o desenho de um plano de acção para melhoria dos indicadores de fraco desempenho.
▪ Implementar MQ TB.
▪ Implementar o engajamento do utente e comunidades nos planos de acção dos ciclos de MQ TB.
▪ Incorporar a mentoria clínica e supervisão formativa nos planos de acção de MQ TB.
▪ Usar ferramentas existentes para a monitoria do plano de acção.
Grupo alvo
Agente de Medicina Geral, Enfermeiras de SMI, Médico de Clínica Geral, Médico Especialista
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
O curso aborda a identificação dos indicadores de fraco desempenho e o desenho de um plano de acção para melhoria do desempenho com vista a garantir a implementação de serviços de TB de acordo com os padrões definidos pelo MISAU.
TB-005-24
Nome do Curso
Mentoria clínica
Competências a serem adquiridas
▪ Aplicar técnicas de avaliação de competências dos provedores de saúde.
▪ Aplicar ferramentas e instrumentos de ensino e aprendizagem.
▪ Conhecer as normas e padrões programáticos de gestão do paciente com TB.
Grupo alvo
Enfermeiras de SMI, Médico de Clínica Geral, Médico Especialista, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
105 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em competências técnicas com o objectivo de melhoria na qualidade da oferta de serviços de TB.
TB-006-24
Nome do Curso
Prevenção e Controlo de Infecções
Competências a serem adquiridas
▪ Descrever medidas de prevenção e controlo de infecções.
▪ Descrever o Controlo Administrativo e Ambiental.
▪ Descrever a Protecção Respiratória.
▪ Coordenar as actividades de prevenção e controlo de infecções.
▪ Aplicar os Indicadores de Monitoria da prevenção e controlo de infecções.
▪ Descrever a metodologia para a avaliação de risco da Unidade Sanitária.
▪ Descrever os passos para a Revisão de prevenção e controlo de infecções.
Grupo alvo
Administrativos, Enfermeiras de SMI, Médico Especialista, Médicos de Clínica Geral, Técnico de Laboratório, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
105 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
O curso compreende as medidas de prevenção e controlo de infecções no contexto da gestão clínica e programático da Tuberculose.
TB-007-24
Nome do Curso
Colheita de amostras para testagem de TB
Competências a serem adquiridas
▪ Orientar os doentes na colheita de amostras de expectoração expontânea para testagem de TB.
▪ Aplicar os procedimentos de colheita de amostras de expectoração induzida para testagem de TB.
▪ Aplicar os procedimentos para a colheita de amostras de lavado/aspirado gástrico para testagem de TB.
▪ Aplicar os procedimentos para a colheita de amostras de aspirado nasofaríngeo para testagem de TB.
▪ Aplicar os procedimentos para a colheita de amostras de fezes para testagem de TB.
▪ Aplicar os procedimentos para a colheita de amostras extrapulmonares para testagem de TB.
▪ Aplicar os procedimentos de transporte, armazenamento e referenciamento de amostras para testagem de TB.
Grupo alvo
Enfermeiro Geral, Médico Especialista, Médicos de Clínica Geral, Técnico de Laboratório, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
35 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
O curso aborda os procedimentos para a colheita de amostras para testagem de TB (adultos e crianças) de modo a melhorar a qualidade do diagnóstico de TB.
TB-008-24
Nome do Curso
Diagnóstico laboratorial de TB
Competências a serem adquiridas
▪ Aplicar os procedimentos de testagem microscópica da TB.
▪ Aplicar os procedimentos de Biosegurança laboratorial.
▪ Aplicar os procedimentos de testagem molecular da TB.
▪ Aplicar os procedimentos de testagem da TB com TB LAM.
▪ Aplicar os procedimentos de testagem da TB através da cultura.
▪ Aplicar os procedimentos de transporte, armazenamento e referenciamento de amostras para testagem de TB.
▪ Aplicar os procedimentos de manutenção preventiva das máquinas usadas para a testagem.
Grupo alvo
Técnico de Laboratório
Carga Horária
105 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
O curso compreende os procedimentos para a testagem diagnóstica laboratorial de TB.
ÁREA: SAÚDE FAMILIAR
SF-001 24
Nome do Curso
Cuidados Obstétricos e Neonatais de Emergência Básicos (CONEmB)
Competências a serem adquiridas
1.Prestar cuidados básicos essenciais a todas as mulheres em idade reproductiva:
▪ Durante o trabalho de parto e parto
▪ Ao Recém-nascido na sala de partos
▪ A mulher e RN no pós-parto
▪ Atenção as principais complicações obstétricas durante o trabalho de parto, parto e pós-parto.
▪ Cuidados pós-aborto, incluindo PF
▪ Aconselhamento e Oferta de PF pós-parto imediato (métodos de longa duração)2.Descrever os critérios de acreditação das US em CONEm.
Grupo alvo
Enfermeira de Saúde Materna, Enfermeiras de SMI, Enfermeiras Pediátricas, Licenciados e Técnicos de Cirurgia, Médicos de Clínica Geral, Médicos Gineco Obstetras
Carga Horária
132 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
O Curso de CONEmB reduzirá significativamente a Moartalidade Materna e Neonatal e consequentemente irá melhorar a assistência ao parto, cuidados pós-parto, cuidados imediatos Recém-Nascido na sala de partos, aconselhamento e oferta de PF imediato (métodos de longa duração), Educação para saúde sobre o reconhecimento dos sinais de perigo e complicações durante a gravidez, parto e pós-parto, Patologias do parto, Bioseguranca e prevenção da transmissão vertical do HIV. As USs que irão oferecerestes seviços, deverão ser acreditadas.
SF-002 24
Nome do Curso
Cuidados Obstétricos e Neonatais de Emergência Completos (CONEmC)
Competências a serem adquiridas
1.Prestar cuidados básicos e completos essenciais a todas as mulheres em idade reproductiva:
▪ Durante o trabalho de parto,
▪ A mulher e RN no pós-parto
▪ Atenção as principais complicações obstétricasdurante o trabalho de parto, parto e pós-parto.
▪ No pós-aborto, incluindo PF
▪ Aconselhamento e Oferta de PF pós-parto imediato (métodos de longa duração) Métodos cirúrgicos de:
▪ Planeamento Familiar Laqueação de trompas e Vasectomia
▪ Cesáriana e Histerectomia
2. Descrever os critérios de acreditação das US em CONEm.
Grupo alvo
Licenciados em Medicina Geral, de Saúde Materna, em Pediatria, Médicos Gineco Obstetras
Carga Horária
120 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
O Curso de CONEmC reduzirá significativamente a Moartalidade Materna e Neonatal e consequentemente irá melhorar a oferta de serviços nas CPN, Maternidade, CPP e PF, tendo como foco o de longa duração. As USs que irão oferecer estes seviços, deverão ser acreditadas O mesmo implica cursar e aprovar previamente a componente CONEmB
SF-003 24
Nome do Curso
Iniciativa Maternidade Modelo
Competências a serem adquiridas
▪ Realizar assistência de qualidade e humanizados à Mãe e RN;
▪ Promover o processo de gestão de serviços humanizados com base nos padrões;
▪ Iniciar a implementação nas suas USs;
▪ Aplicar o Instrumento de Medição do Desempenho (IMD) para realização das medições (linha de base e medições subsequentes);
▪ Implementar o Desenvolver e um plano de acção/mudança com base nos resultados das medições e com ênfase em intervenções rápidas;
▪ Monitorar o processo de medições trimestrais dos padrões nas suas USs.
Grupo alvo
Administrativos, Agentes de Serviço, Enfermeiras de SMI
Carga Horária
70 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
A Iniciativa Maternidade Modelo visa a implementação de intervenções de alto impacto para a redução da morbilimortalidade materna e neonatal, assim como intervenções para a humanização dos serviços e cuidados que são prestados a nível das Maternidades às mulheres, mães, recém-nascidos e seus familiares. Para tal, foram criados padrões para medição de desempenho em 9 areas de atenção.
SF-004 24
Nome do Curso
Prevenção da Hemorragia Pós-parto ao nível da Comunidade
Competências a serem adquiridas
▪ Prestar apoio psicológico na gravidez, parto e pós-parto na Comunidade;
▪ Prestar assistência ao parto e ao Recem-Nascido ocasional na Comunidade;
▪ Prestar cuidados ao RN sadio e doente na Comunidade.
▪ Identificar os sinais de perigo na gravidez, parto e no RN.
▪ Referenciar para a US.
Grupo alvo
APS, Parteiras Tradicionais
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação sobre noções básicas de Anatomia e Fisiologia do Homem e da Mulher, na identificação dos Sinais de Gravidez, Cuidar da Gravidez, Cuidados a ter durante a gravidez, Alimentação da mulher grávida, Sinais de perigo, Assistência ao parto inevitável, Prevenção de Hemorragia Pós-parto, Cuidados imediatos depois do parto, Sinais de Perigo no pós-parto, Promoção do método Mãe Cangurú, Identificação de Sinais de Perigo no recémnascido e referência para a US, Relatório mensal das parteiras tradicionais
SF-005 24
Nome do Curso
Aborto Seguro
Competências a serem adquiridas
▪ Prestar cuidados do aborto e pós-aborto no primeiro trimestre e depois de 12 semanas;
▪ Descrever as complicações do aborto e faz o manejo;
▪ Manejar as complicações do aborto e pós-aborto.
Grupo alvo
Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral, de Saúde Materna, em Pediatria, Médico Gineco Obstetra
Carga Horária
60 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Abordagem em relação a história do Aborto em Moçambique e no Mundo, Adolescência, Saúde Sexual e Reprodutiva, Aborto médico no primeiro trimestre: Avaliação da elegibilidade, manejo médico do aborto incompleto, consentimento informado, Aborto médico depois das 12 semanas (Manejo médico, consentimento informado), Manejo das complicações pós aborto, Contracepção PósAborto, Inserção e remoçao do DIU, Inerção e remoção de implantes, Contraceptivos injectaveis e orais, Importância do envolvimento da Comunidade, Logística para o Consumiveis de Cuidados de Aborto
SF-006 24
Nome do Curso
Atenção a consulta pré-natal
Competências a serem adquiridas
• Diagnosticar a evolução de uma gravidez normal bem como suas complicações que contribuem para a morbimortalidade materna e fetal;
• Manejar as complicações durante a gravidez, oferecendo tratamento adequado;
• Fornecer, à mulher grávida esua família, apoio psico-social, assim como informação, educação e orientações em relação à gravidez, parto, e cuidados ao recémnascido(r/n);
• Elaborar o plano para o parto (incluindo “transporte assegurado” no caso do parto eminente ou de complicações durante a gravidez);
• Assegurar o nascimento de um recém-nascido saudável.
Grupo alvo
Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral, de Saúde Materna, em Pediatria, Médicos Gineco Obstetras
Carga Horária
45 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
O curso consiste em atenção ao pré-natal, organização da CPN, Acolhimento da mulher gravida e seu acompanhante, diagnostico da gravidez, Rotinas da atenção pré-natal, Aspectos pricologicos da gravidez, Procedimentos técnicos, Exames complementares Interpretação e conduta, Determinação de risco obstétrico, Queixas mais frequentes na gravidez, Patologias mais frequentes na gravidez, Estimulação do recém-nascido durante a gravidez (DPI)
SF-007 24
Nome do Curso
Atenção Integrada as Doenças da Infância – Neonatal
Competências a serem adquiridas
▪ Avaliar dos factores de risco perinatais (fluxograma da atenção integrada da mulher e trabalho de Parto);
▪ Prestar Cuidados imediatos de ao RN menor de 7 dias (fluxograma de reanimação do RN);
▪ Usar o Fluxograma do RN 0-7 dias, para sua classificação do RN de acordo com Idade gestacional e peso;
▪ Avaliar as principais complicações do RN (HIV, infecções, diarreia, hipoglicemia, hipotermia, ictéricia, baixo peso e prematuridade a nascer, problema de alimentação, malformações congénitas e tocotraumatismo)
▪ Oferecer cuidados gerais ao RN ao domicilio;
▪ Estabilizar o do RN antes da transferência.
Grupo alvo
Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral, de Saúde Materna, em Pediatria, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
EAD (TelessaúdeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em atenção integrada as doenças da infância – neonatal (avaliação, classificação, tratamento e/ ou referencia ao RN doente. Organização e ministração das palestras educativas sobre aleitamento exclusivo, higiene, promoção da saúde e prevenção de doenças no RN, mãe e cuidadores de acordo com as normas do MISAU).
SF-008 24
Nome do Curso
Atenção Integrada as Doenças da Infância – 1 semana a 5 anos
Competências a serem adquiridas
▪ Realizar a avaliação, classificação e tratamento da criança doente de 1 semana até 05 anos de idade,
▪ Verificar situação vacinal
▪ Ensinar a mãe e cuidadores sobre a educação nutricional, tratamento, promoção de saúde, higiene e prevenção de doenças.
Grupo alvo
Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral e Pediatria, Técnicos de Medicina Geral
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
EAD (TelessaúdeMZ)
Descrição do Curso
O curso consiste em atenção integrada as doenças da infância – 1 semana a 5 anos, como avaliação, tratamento e /ou referência nas crianças de 1 classificação semana até 5 anos de acordo com as normas de AIDI. Organização de palestras educativas sobre a nutrição, higiene, promoção da saúde e prevenção de doenças na criança, mãe e cuidadores de acordo com as normas do MISAU.
SF-009 24
Nome do Curso
Cuidados Essenciais ao Recém Nascido
Competências a serem adquiridas
▪ Prestar cuidados imediatos e mediatos ao RN segundo as normas do MISAU.
▪ Realizar manobras de reanimação na sala de partos.
▪ Identificar as principais complicações e seu tratamento.
▪ Identificar as malformações congénitas
▪ Realizar todas as profilaxias ao RN
Grupo alvo
Enfermeiras de SMI, Licenciados em Cirurgia, Saúde Materna e Pediatria, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Aborgaem sobre os cuidados essenciais do RN, Construção da história Clínica Neonatal, consiste na anamenese e exame físico (Cuidados imediatos ao Recém-nascido, Identificação das principais complicações e seu tratamento, Realiza o exame físico geral do RN e Avalia a idade gestacional do RN. Reanimação do RN na maternidade se necessário).
SF-010 24
Nome do Curso
Triagem, Avaliação e Tratamento de Emergência
Competências a serem adquiridas
▪ Estabelecer critérios de prioridade no atendimento a criança doente;
▪ Identificar o tratamento para todas as situações segundo o acrónimo ABCD, que perigam a vida da criança;
▪ Planificar a implementação do TATE, na sua área de trabalho e US.
Grupo alvo
Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral e Pediatria, Técnicos de Medicina Geral
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Abordagem sobre triagem, avaliação e tratamento de emergência onde estabelece os critérios de prioridade no atendimento a criança doente. Identificação e tratamento de todas as situações segundo o acrónimo ABCD, que perigam a vida da criança. Planificação e implementação o TATE, na sua área de trabalho e US.
SF-011 24
Nome do Curso
Prevenção do Parto Pré-termo e Manejo da Prematuridade
Competências a serem adquiridas
▪ Realizar o rastreio da ameaça do parto pré-termo;
▪ Identificar as principais patologias relacionadas com o parto pré-termo;
▪ Realizar manejo da ameaça do parto pré-termo;
▪ Prescrever a administração de Dexametazona;
▪ Prestar cuidados ao RN pré-termo e na sua transferência.
Grupo alvo
Enfermeira de Saúde Materna, Enfermeiras de SMI, Enfermeiras Pediátricas, Médicos de Clínica Geral, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
24 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
1.Realiza o rastreio da ameaça do parto pré-termo.
2. Identifica as principais patologias relacionadas com
o parto pré-termo.
3. Realiza manejo da ameaça do parto pré-termo.
4. Prescreve e administra a Dexametasona.
5. Presta cuidados ao RN pré-termo.
6. Presta cuidados na transferência do RN pré-termo
7. Principais patologias/ factores relacionadas à
ocorrência do parto pré-termo
8. Cuidados a ter em caso de parto pré-termo
9. Cuidados a ter em caso de prematuridade
10. Indicações da Dexametasona
11. Ética nos cuidados do RN pré-termo extremo
SF-012 24
Nome do Curso
Prevenção da Hemorragia Pós-Parto ao nível da Comunidade
Competências a serem adquiridas
▪ Descrever as indicações e contraindicações de toma do Misoprostol.
▪ Descrever o Papel dos APEs e PTs na Comunidade no âmbito da Prevenção da Hemorragia Pós-parto.
▪ Encaminhar a mãe e RN à maternidade no pós-parto e pós-natal imediato.
Grupo alvo
Agente Polivalente de Saúde, Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral e Pediatria, Médico Gineco Obstetra, Parteiras Tradicionais
Carga Horária
105 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Capacitação na matéria de prevenção da hemorragia Pós-Parto ao nível da comunidade no que concerne a anatomia da mulher e fisiologia da gravide, hemorragia pós-parto: definição, classificação, complicações, Misoprostol, apresentação e indicações, via de toma contraindicações de toma do Misoprostol. Efeitos secundários, prevenção e tratamento da anemia e encaminhamento da mulher se tiver o parto na comunidade para cuidados continuados na maternidade.
SF-013 24
Nome do Curso
Planeamento Familiar
Competências a serem adquiridas
• Conhecer os Direitos Sexuais e Reprodutivos;
▪ Realizar o Aconselhamento em Planeamento Familiar e Contracepção;
▪ Conhecer a importância do Planeamento familiar e Contracepcao para a Saúde da mulher, raparigas, rapazes e casais.
▪ Conhecer os Métodos Contraceptivos e seus mecanismos de acção
▪ Administrar os diferentes métodos contraceptivos – práctica clínica em US ;
▪ Remover os métodos contraceptivos de longa duração (Implante e DIU práctica clínica em US).
▪ Conhecer as directrizes para o Planeamento Familiar Pós parto imediato, na Urg. Ginecologia e Planeamento Familar Integrado;
▪ Conhecer as directrizes para a oferta do Planeamento Familiar ao nível da Comunidade;
▪ Conhecer o mecanismo de administração da Autoinjecção da Sayana Press;
▪ Realizar a monitoria a e avaliação dos serviços do planeamento familiar;
▪ Fazer avaliação do meio curso;
▪ Assegurar a gestão e lógistica de contraceptivos;
▪ Desenvolver plano para implementação dos serviços.
Grupo alvo
Agente de Medicina Geral, Enfermeira de Saúde Materna, Enfermeiras de SMI, Médico Clínico Geral, Médico Gineco Obstetra, Técnico de Medicina Geral
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em matéria de Saúde Sexual Reprodutiva/Planeamento Familiar fornecendo orientação especificas e pratica sobre métodos modernos do Planeamento Familiar
SF-014 24
Nome do Curso
Pacotes Integrados de Saúde Materna e Neonatal (SSR/PF, Saúde Materna e Neonatal)
Competências a serem adquiridas
1.Conhecer as melhores praticas para atenção a saúde materna e neonatal,
2.Conhecer abordagem actual de Atenção Humanizada e de Qualidade a SMN;
3.Conhecer o processo de gestão para melhoria da atenção á saúde Materna, Neonatal, Infantil e do Adolescente;
Grupo alvo
ESMI
Carga Horária
20 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitação em nmateria de Saúde Materna (Atenção Humanizada e de Qualidade a SMN) Abordagem actual para redução da Mortalidade Materna e Neonatal, Prácticas baseadas em evidências na SMN Apresentação de Cuidados Humanizados e de qualidade na SMN. Processo de Gestão para Melhoria da Atenção á Saúde Materna, Neonatal, Infantil e do Adolescente Princípios de Gestão Etapas fundamentais de Gestão (planificação, Execução, monitoria e avaliação. Áreas da Gestão e o Papel de um Bom Gestor Supervisão Propriamente Dita Actividades de Seguimento Supervisão Perfil das Habilidades Profissionais de um Supervisor
ÁREA: Saúde Ambiental
SA-001-24
Nome do Curso
Gestão de resíduos biomédicos
Competências a serem adquiridas
1. Conhecer a legislação nacional e internacional;
2. Conhecer o objectivo e importância da gestão de resíduos biomédicos;
3. Conhecer as tarefas e responsabilidades dos profissionais de saúde dentro da unidade sanitária em matéria de gestão de Lixo;
4. Classificar o tratamento da segregação, armazenamento na recolher,transporte e eliminação do lixo hospitalar;
5. Conhecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
6. Conhecer as principais medidas de biossegurança utilizadas no ambiente hospitalar;
7. Elaborar o Plano de Gestão de Lixo Biomédico da Unidade Sanitária;
8. Realizar avaliação da unidade sanitária em WASH.
Grupo alvo
Agentes de Serviço, Educadores Ambientais, Enfermeiros, Engenheiros Ambientais, Licenciados em Gestão Ambiental, Licenciados em Saúde Pública
Carga Horária
80 horas
Condições de conclusão
Avaliação teste pré e pós curso
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Curso de gestão de resíduos biomédicos
SA-002-24
Nome do Curso
Ferramenta de Melhoria da Água, Saneamento e Higiene para as Unidades Sanitárias (WASH FIT)
Competências a serem adquiridas
1. Conhecer os benefícios da melhoria dos serviços de água, saneamento e higiene nas unidades sanitárias;
2. Ter o domínio do uso da ferramenta e o processo WASH FIT (cinco tarefas que devem ser implementadas sequencialmente);
3. Saber os diversos modelos de Ferramentas;
4. Realizar avaliação da unidade sanitária usando a FerramentaWASH FIT;
5. Elaborar o Plano de Acção de WASHFIT na unidade sanitária.
Grupo alvo
Agentes de Serviço, Educadores Ambientais, Enfermeiros, Licenciados em Gestão Ambiental, Licenciados em Saúde Pública, Técnico de Manutenção, Técnicos de Saúde Ambiental
Carga Horária
80 Horas
Condições de conclusão
Avaliação Testes Teórico e Prático
Modalidade
Presencial
Descrição do Curso
Curso sobre a Ferramenta de Melhoria da Água, Saneamento e Higiene para as Unidades Sanitárias (WASH FIT)
SA-003-24
Nome do Curso
Alimentos Seguros
Competências a serem adquiridas
1. Conhecer a legislação do ramo alimentar;
2. Estar familiarizado com as normas, directrizes e requisitos legais;
3. Ter domínio das principaisáreas de risco na cadeia de abastecimento alimentar;
4. Conhecer os conceitos e as técnicas de avaliação e gestão para mitigar os riscos relacionados;
5. Gerir a segurança e a higiene alimentar;
6. Garantir a conformidade com todos os requisitos legais de segurança alimentar;
7. Gerir os vendedores de alimentos para garantir que todos os alimentos preparados sejam seguros para a população os consumirem;
8. Implementar a manutenção e melhoria a vigilância de alimentos;
9. Assegurar que todas as responsabilidades dos estabelecimentos em relação a segurança e higiene alimentar são cumpridas;
10. Conhecer as técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos e hábitos de vida saudáveis.
Grupo alvo
Carga Horária
52 horas
Condições de conclusão
Avaliação teste pré e pós curso
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Curso sobre boas práticas de manipulação de alimentos
SA-004-24
Nome do Curso
Mudanças Climáticas e Saúde
Competências a serem adquiridas
1. Distinguir os conceitos de clima e tempo, mudanças climáticas e variabilidade climática;
2. Explicar o mecanismo do efeito estufa;
3. Descrever como as actividades humanas estão exacerbando esse fenómeno natural;
4. Explicar a avaliação de vulnerabilidade e adaptação da Saúde às Mudanças Climáticas;
5. Explicar o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas e o Sector da Saúde;
Grupo alvo
Agente Polivalente de Saúde, Engenheiros Ambientais, Licenciados em Gestão Ambiental, Técnicos de Medicina Preventiva e Saneamento do Meio
Carga Horária
40 Horas
Condições de conclusão
Avaliação teste pré e pós curso
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Curso sobre mudanças climáticas e saúde.
SA-005-24
Nome do Curso
Pontos de Entrada (Aeroportos, Portos e Fronteiras)
Competências a serem adquiridas
Dotar os profissionais de saúde de competências nos Pontos de Entrada;
Explicar os Planos de resposta à Emergências de Saúde Pública e Procedimentos Operacionais
Grupo alvo
Engenheiros Ambientais, Técnico de Saúde Ambiental
Carga Horária
80 Horas
Condições de conclusão
Avaliação teste pré e pós curso
Modalidade
Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)
Descrição do Curso
Capacitaçãp em matéria de pontos de entrada Procedimentos Operacionais Padronizados