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Lista Completa de Cursos Disponíveis para Médicos que Desejam Aprimorar suas Habilidades no Tratamento de Doenças.

ÁREA DO CURSO: HIV-SIDA

HIV-001-24

  • Nome do Curso

    Avaliação e Manejo das Doenças Associadas ao HIV.

  • Competências a serem adquiridas

    1.Descrever a virologia e imunologia do HIV/SIDA;
    2.Avaliar o utente com HIV;
    3.Detectar o estadio do utente HIV+
    4.Interpretar os resultados laboratoriais;
    5.Prescrever o TARV;
    6.Fazer o seguimento do TARV;
    7.Prescrever a profilaxia;
    8.Diagnosticar e tratamento as infecções oportunistas;
    9.Diagnosticar e tratamento a coinfecção Tb/HIV;
    10.Identificar e tratamento o SIR;
    11.Fazer o manejo as reacções adversas;
    12.Realizar aconselhamento para a adesão/PP/VBG e Implementação a paragem única.

  • Grupo alvo

    Agente de Medicina Geral, Enfermeiro Geral

  • Carga Horária

    120 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre abordagem do doente com HIV, historia natural da infecção, diagnóstico e avaliação do paciente com HIV, conceitos básicos, tratamento antirretroviral e infecções oportunistas.

HIV-002-24

  • Nome do Curso

    Manejo de HIV/Sífilis/ Hepatite B na Mulher Grávida, Lactante e Crianca Exposta

  • Competências a serem adquiridas

    1. Avaliar o manejo da mulher grávida, lactante infectada com HIV, Sifilis e Hepatite B;
    2. Realizar o manejo e monitoria do Recém nascido exposto ao HIV/Sifilis e Hepatite B;
    3. Implementar a paragem única da consulta de SMI, com as seguintes intervenções:
    4. Fazer intervenções gerais de SMI para Grávida, Recém nascido e mulher lactante
    5. Realizar aconselhamento e testagem do HIV, Sífilis e Hepatite B, APSS/ PP;
    7. Oferecer TARV, profilaxias (CTZ, TPI) e seguimento;
    8. Tratar a sífilis materna;
    9. Fazer Manejo da infecção materna por Hepatite B;
    10. Dar seguimento do RN Exposto ao HIV, Sifilis e Hepatite;
    11. Fazer abertura do processo clinico e inicio TARV na CCR.

  • Grupo alvo

    Enfermeiras de SMI

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Curso sobre o manejo das doenças como a HIV, Sifilis, e Hepatite B na Mulher gravida, lactante e cirança Exposta.

HIV-003-24

  • Nome do Curso

    Prevenção do HIV, Sífilis e Hepatite B na MG & ML

  • Competências a serem adquiridas

    1.Explicar a prevenção da infecção do HIV, Sífilis e Hepatite B na MG&ML;
    2.Explicar a prevenção as Infecções de Transmissão Sexual (ITS) e a abordagem Sindrómica das ITS;
    3.Fazer o aconselhamento e testagem de HIV, Sífilis e Hepatite B;
    4.Oferecer a profilaxia Pré Exposição (PrEP) e Pós Exposição (PPE).

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre a Prevenção combinada do HIV, Sífilis e Hepatite B na MG & ML

HIV-004-24

  • Nome do Curso

    Avaliação completa e correcta da MG & ML Vivendo com HIV

  • Competências a serem adquiridas

    1.Fazer uma avaliação clínica da MG & ML VHIV de forma correcta e completa; Colher uma história clínica completa;
    2. Realizar um exame físico detalhado;
    3.Solicitar os exames laboratoriais complementares de acordo com cada situação para apoiar na formulação diagnóstico.

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Abordagem Clínica completa e correcta da MG & ML VHIV durante a consulta no sector de Saúde Materna e Infantil (SMI).

HIV-005-24

  • Nome do Curso

    Patologias oportunistas na PVHIV

  • Competências a serem adquiridas

    1. Conhecer as manifestações clínicas do Herpes Zóster;
    2. Fazer o manejo correcto de uma MG ou ML com Herpes zóster;
    3.Conhecer as sequelas do Herpes Zóster.

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre as patologias oportunista na PVHIV

HIV-006-24

  • Nome do Curso

    Febre na MG & ML vivendo com HIV

  • Competências a serem adquiridas

    1.Definir a febre e sua classificação;
    2.Conhecer as principais causas da febre na MG & ML VHIV;
    3.Fazer o manejo correcto da febre na MG & ML VHIV;
    4.Conhecer as possíveis complicações da febre.

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre a Introdução e classificação da febre, principais causas complicações e Manejo da febre.

HIV-007-24

  • Nome do Curso

    Patologias Hematológicas na MG & ML Vivendo com HIV

  • Competências a serem adquiridas

    1.Conhecer as mudanças fisiológicas que ocorrem durante a gravidez;
    2.Descrever as causas mais frequentes da anemia na PVHIV;
    3.Diagnosticar casos de anemia na paciente seropositiva;
    4.Fazer o manejo correcto na MG & ML VHI com anemia.

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação em relação ao conteúdo de hemoglobina, causas de anemia em
    diferentes PVHIV. O processo de avaliação e manejo da anemia em PVHIV será diferente do processo utilizado para o manejo da anemia na população
    geral.
    Especificamente na MG há uma leve redução fisiológica da hemoglobina e do hematócrito por causa do aumento relativo do volume plasmático (hemodiluição).

HIV-008-24

  • Nome do Curso

    Infecções das vias respiratorias superiores e outras infecções (não oportunistas) na MG & ML VHI

  • Competências a serem adquiridas

    1.Identificar as manifestações das infecções das vias respiratória superiores que podem ocorrer nas MG & ML VHIV;
    2.Conhecer a conduta perante uma infecção das vias respiratórias superiores na MG
    & ML VHIV;
    3.Identificar os sinais de perigo perante uma infecção das vias respiratórias superiores na MG & ML e os critérios de referência.

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre as infecções das vias respiratórias superiores na gravidez mais comuns (Rinite Sinusite Resfriadorinofaringite Faringite Laringite),sinais de perigo, suas manifestações.

HIV-009-24

  • Nome do Curso

    Patologias Dermatológicas nas PVHV

  • Competências a serem adquiridas

    1.Avaliar a paciente com doença dermatológica;
    2. Descrever os diferentes tipos de lesões dermatológicas associadas ao HIV;
    3.Fazer o diagnóstico diferencial das lesões dermatológicas;
    4.Conhecer as reacções cutâneas adversas aos medicamentos que podem ocorrer na PVHIV;
    5.Conhecer as dermatoses específicas da gravidez;

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Curso sobre patologias dermatológicas as lesões da pele ou lesões dos anexos cutâneas (cabelos e unhas) e das mucosas (oral e genital). História clínica detalhada e a inspeção visual ferramenta principal usada para avaliar as lesões de pele e seus anexos.

HIV-010-24

  • Nome do Curso

    Prevenção de infecção oportunistas e prevenção de malária na MG & ML VHIV

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever os critérios de elegibilidade para o tratamento profilático com Cotrimoxazol (TPC);
    2. Descrever os critérios de descontinuidade do Tratamento profilático com Cotrimoxazol (TPC);
    3. Descrever as contraindicações para o uso do cotrimoxazol;
    4. Identificar os efeitos adversos do uso do cotrimoxazol e sua gravidade.

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    40 Hora

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação em matéria de Profilaxia com CTZ na ocorrência de infecções oportunistas, critérios de elegibilidade e descontinuidade e suas contraindições.

HIV-011-24

  • Nome do Curso

    Estratégia de Mães para Mães e Mães Mentoras

  • Competências a serem adquiridas

    1. Prestar apoio psicossocial na US e na comunidade;
    2.Melhoria da retenção da mulher grávida e par mae/filho nos cuidados de saúde;
    3. Realizar visita de apoio seguimento adesão ao tratamento ARV na comunidade.

  • Grupo alvo

    Mães Mentoras

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Curso aborda sobre a estratégia de Mães para mães e mães mentora como a comunicação Interpessoal, noções básicas sobre HIV e Sífilis, aconselhamento e Testagem de HIV e Sifilis, APSS/PP e POP de Visitas de apoio, seguimento TARV na criança e adolescente, Infecções oportunísticas, PTV HIV e Sifilis, Estigma e discriminação, Alimentação infantil no contexto do HIV, Tarefas e responsabilidades da mãe mentora, Violência Baseada no Gênero, Infecção pelo HIV na criança e adolescente,monitoria e Avaliação, Componente comunitária, estrutura de Gestão e Supervisão das Mães Mentoras.

HIV-012-24

  • Nome do Curso

    Manejo Clinico de HIV

  • Competências a serem adquiridas

    1. Diagnosticar e avaliação do utente com HIV;
    2. Prescrever o TARV adulto e pediátrico e faz o seguimento;
    3. Prescrever o TARV universal para a prevenção da transmissão vertical do HIV;
    4. Prescrever profilaxia, diagnostica e tratamento as infecções oportunistas;
    5. Diagnosticar e tratamento a coinfecção Tb/HIV;
    6. Identificar e tratamento do SIR;
    7. Fazer o manejo das reacções adversas.

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária
  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Curso sobre Diagnóstico e avaliação do utente com HIV: Calendário de seguimento e formulários, tratamento anti-retroviralCasos clínicos, infecções oportunistas associadas com o HIV casos clínicos, patologia oncológica associada ao HIV, dermatologia associada ao HIV, prevenção da Transmissão Vertical (PTV), infecção por HIV na criança:
    particularidades HIV Pediátrico e de manejo de anti-retrovirais.
    Co-infecção Tb-HIV, patologia do SNC associada ao HIV, profilaxia pósexposição, prevenção positiva, infecções de transmissão sexual e HIV.

HIV-014-24

  • Nome do Curso

    TARV Avançado

  • Competências a serem adquiridas

    1. Prescrever o TARV adulto e pediátrico e o seguimento;
    2.Prescrever a profilaxia, diagnostica e tratamento as infecções oportunistas do SNC;
    3.Diagnosticar e tratamento a coinfecção Tb/HIV;
    4.Identificar e tratamento do SIR;
    5.Fazer o manejo das reacções adversas;
    6.Fazer o manejo da patologia hepática em doentes com HIV;
    7.Avaliação e o manejo do risco cardiovascular em pacientes com HIV.

  • Grupo alvo

    Médico Especialista, Médicos de Clínica Geral

  • Carga Horária

    28 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial, EAD (TelessaúdeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em materia de tratamento Anti-retroviral,resistência ao tratamento e falência Terapêutica Diagnóstico e tratamento da tuberculose HIV e patologia hepática (Abordagem Prática) Risco cardiovascular em pacientes com HIV (Avaliação e tomada de conduta) e Infecções oportunistas do SNC

HIV-015-24

  • Nome do Curso

    Formação de Tutores

  • Competências a serem adquiridas

    1. Tutorar a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades técnicas e clínicas dos provedores de saúde na área de HIV.
    2. Conhecer os instrumentos e métodos e estratégias de ensino e aprendizagem.

  • Grupo alvo

    Médico Clínico Geral, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    EAD (TelessaúdeMZ)

  • Descrição do Curso

    Curso de introdução a tutoria clinica Relacionamento entre tutor e tutorando Instrumentos de ensino e aprendizagem Métodos e estratégias de ensino e aprendizagem Relacionamento entre tutor e tutorando
    Seguimento do tutorando e Preparação para a prática (temas clínicos)

HIV-016-24

  • Nome do Curso

    Aconselhamento e Testagem em Saúde

  • Competências a serem adquiridas

    1. Identificar e testagem de utentes e seus familiares de acordo com as novas orientações;
    2. Fazer o rastreio de doenças mais comuns;
    3. Realizar aconselhamento de acordo com as necessidades de cada utente;
    4. Realizar o aconselhamento e a testagem de HIV de acordo com os padrões mínimos de qualidade de testagem;
    5. Garantir a monitoria e gestão dos testes rápidos de HIV e consumíveis
    6. Garantir as referências e a ligação entre os serviços de AT (US/comunidade) e de Cuidado e tratamento, assim como de prevenção de HIV
    7. Garantir a monitoria, qualidade e gestão dos dados de ATS.

  • Grupo alvo

    Agente de Medicina Geral, Enfermeiro Geral, ESMI, Médico Clínico Geral, Psicólogos, Técnicos de Medicina Geral

  • Carga Horária

    30 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Curso introdutória do HIV e doenças associadas, o perfil do provedor de ATS A prestação de serviços do ATS Estratégias para o alcance e identificação de casos com HIV, A continuidade de serviços pós testagem de HIV (A ligação) A criação de demanda para o ATS Monitoria e Avaliação A gestão de testes rápidos de HIV e Qualidade de testagem rápida de HIV.

HIV-017-24

  • Nome do Curso

    Técnicas cirúrgicas básicas e Circunsição Médica Masculina Voluntária

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever a assepsia e anti-sepsia;
    2. Realizar a descontaminação, esterilização e formação de kits de instrumentos básicos;
    3. Realizar a técnica de manipulação de instrumentos cirúrgicos básicos;
    4. Realizar a técnica de sutura simples/dupla, nó cirúrgico e de hemóstase;
    5. Aplicar a técnica de anestesia local
    6. manipular as feridas agudas, contaminação e drenagem de colecções purulentas subcutâneas
    7. Realizar cirúrgicas para uma circuncisão segura usando o método orientado por duas pinças rectas longas (clamps)
    8. Realiza o exame físico completo dos candidatos à circuncisão
    9. Realiza a técnica de circuncisão em adolescentes e adultos
    10. Realizar os cuidados pós-operatórios imediatos
    11. Referir as complicações pós-operatórias

  • Grupo alvo

    Enfermeiras (Básico e Geral), Médico de Clínica Geral, Técnico de Medicina Geral, Técnicos de Cirurgia

  • Carga Horária

    56 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Curso de prevenção e Controle de Infecções , (Equipamento de protecção individual e PCI, Assepsia e anti-sepsia, Descontaminação, desinfecção e esterilização). Manipulação de instrumentos (técnica de nós, técnica de suturas, Técnica de anestesia,Técnica de hemostase Circuncisão (Conceito, benefícios e riscos, Indicações e contraindicações Habilidades cirúrgicas para CM (princípios Técnicas cirúrgicas convencionais para circuncisão, vantagens e desvantagens) Seguimento pós-operatório (Identificação das complicações e tratamento, Manejo básico das feridas agudas e feridas contaminadas.

HIV-018-24

  • Nome do Curso

    Controlo de Infecções para a Tuberculose (CITB)

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever o mecanismo de transmissão da Tuberculose.
    2. Descrever a hierarquia da prevenção e controlo de infecções para a Tuberculose.
    3. Utilizar as medidas de prevenção e controlo para a Tuberculose na Unidade Sanitária.
    4. Avaliar o risco de transmissão da tuberculose nas diferentes áreas da Unidade Sanitária;
    5. Identificar o nível de adesão às medidas de controlo de infecções para a Tuberculose na Unidade Sanitária;
    6. Realizar a avaliação rápida dos riscos de infecções para a Tuberculose na Unidade Sanitária;
    7. Elaborar os planos de acção para responder aos problemas identificados na prevenção e controlo de infecções para Tuberculose na Unidade Sanitária;
    8. Identificar os aspectos prioritários de um plano de controlo de infecção para Tuberculose na Unidade Sanitária;
    9. Apoiar a elaboração do plano de controlo de infecções para Tuberculose e a implementação das medidas de prevenção e controlo na sua Unidade Sanitária;
    10. Descrever a importância das directrizes de SSAT (Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho) com ênfase nos riscos de TB e HIB;
    11. Descrever a importância de adesão ao rastreio de TB e Aconselhamento e Testagem voluntaria como uma medida preventiva no ambiente hospitalar.

  • Grupo alvo

    Enfermeiro Geral, Médico de Clínica Geral, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    21 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    EAD (TelessaúdeMZ)

  • Descrição do Curso

    O curso aborda a Epidemiologia da Tuberculose em Moçambique, Revisão sobre a transmissão da TB Introdução ao Controlo de Infecções para a TB, CITB Precauções Básicas CITB Precauções Adicionais – Medidas Administrativas CITB Precauções Adicionais – Medidas Ambientais CITB Precauções Adicionais – Medidas de protecção respiratória individual TB/HIV no contexto de SSAT (Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho) Avaliação Rápida – Actividade Prática na US

ÁREA : LABORATÓRIO

LAB-001-24

  • Nome do Curso

    Reparação do Microscópio de Fluorescência LED

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever os componentes do microscópio.
    2. Descrever o funcionamento e aplicações de uso do microscópio PrimoSrtar iLED.
    3. Realizar o serviço técnico de manutenção do microscópio.
    4. Identificar os problemas técnicos do microscópio PrimoStar iLED.
    5. Fazer a reparação dos microscópios.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório, Técnico de Manutenção

  • Carga Horária

    16 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre aspectos chaves do microscópio PrimoStar iLED relacionados com componentes do microscópio as aplicações de uso do microscópio, procedimento de serviço técnico, Identificação de problemas e procedimento de reparação

LAB-002-24

  • Nome do Curso

    Tecnologia GeneXpert para o Diagnóstico Laboratorial da TB

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever a situação epidemiológica da TB e do diagnóstico da TB em Moçambique.
    2. Descrever o algoritmo de testagem da TB e critérios de testagem para Xpert MTB/Rif.
    3. Aplicar as precauções de segurança no laboratório de TB.
    4. Descrever a estratégia de uma adequada colheita de amostras de expectoração.
    5. Instalar e configura o Xpert MTB/Rif.
    6. Realizar o procedimento de testagem e interpreta os resultados do Xpert MTB/Rif.
    7. Fazer a manutenção do GeneXpert.
    8. Registar o procedimento da manutenção.
    9. Fazer a gestão de consumíveis para GeneXpert.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    24 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    O curso singe na descrição geral da TB e do diagnóstico da TB, algoritmo e critérios de testagem, precauções de biossegurança em laboratórios de TB Colheita e transporte de amostras de expectoração, tecnologia do GeneXper, Instalação do GeneXpert e configuração do Xpert MTB/Rif Procedimento do Xpert MTB/Rif Interpretação de resultados de Xpert MTB/Rif, resolução de problemas,manutenção do GeneXpert, gestão de consumíveis para Xpert MTB/Rif, Avaliação de competências.

LAB-003-24

  • Nome do Curso

    Formação dos Formadores da Microscopia de Fluorescência LED – TB

  • Competências a serem adquiridas

    1. Fazer o arranjo do laboratório de baciloscopia aplicando as precauções de segurança na realização do procedimento de Auramina O e microscopia de fluorescência LED.
    2. Descrever a estratégia de uma adequada colheita de amostras de expectoração.
    3. Realizar o manuseio e referenciamento de amostras de expectoração.
    4. Preparar esfregaços de expectoração e lâminas de controlo de qualidade.
    5. Realizar o procedimento de coloração com Auramina O em esfregaços de expectoração e faz o controlo de qualidade.
    6. Usar correctamente a parte óptica e de fluorescência do microscópio Primo Star iLED e faz a manutenção do microscópio.
    7. Identificar os insumos necessários para realizar a microscopia de fluorescência e usar a Ficha de Stock e o LMIS.
    8. Ler esfregaços corados com Auramina O de forma competente e emite os resultados.
    9. Identificar e soluciona problemas relacionados com o método da Auramina O.
    10. Ensinar o conteúdo do treino a outros.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Precauções no âmbito de segurança no laboratório de microscopia de TB, colheita, manuseamento e transporte de amostras, preparação de esfregaços de amostras e de láminas de controlo de qualidade, preparação de reagentes, controlo de qualidade e procedimento de coloração Uso, cuidados e manutenção do microscópio Zeiss Primo Star iLED, gestão de insumos para microscopia LED, Leitura, registo e emissão de resultados garantia de qualidade de baciloscopia, sessão de feadback e avaliação de competências.

LAB-004-24

  • Nome do Curso

    Microscopia de Fluorescência LED -TB

  • Competências a serem adquiridas

    1.Descrever o arranjo do laboratório de baciloscopia e conhecer e aplicar as precauções de segurança na realização do procedimento de Auramina O e microscopia de fluorescência LED.
    2. Descrever a estratégia de colheita de amostras de expectoração, a colheita correcta e segura e as características de uma boa amostra de expectoração.
    3. Realizar o manuseio e referenciamento de amostras de expectoração.
    4. Preparar os esfregaços de expectoração e lâminas de controlo de qualidade de forma segura e de boa qualidade.
    5. Realizar o procedimento de coloração com Auramina O em esfregaços de expectoração e faz o controlo de qualidade.
    6.Usar correctamente o microscópio Primo Star iLED e faz a manutenção do microscópio.
    7.Identificar os insumos necessários para realizar a microscopia de fluorescência e usar a Ficha de Stock e o LMIS.
    8.Lêr esfregaços corados com Auramina O de forma competente e emitir os resultados.
    9. Solucionar problemas relacionados com o método da Auramina O. Precauções de segurança no laboratório de microscopia de TB

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação na matéria de colheita, manuseamento e transporte de amostras, preparação de esfregaços de
    amostras e de laminas de controlo de qualidade. Preparação de reagentes, controlo de qualidade e procedimento de coloração Uso, cuidados e manutenção do microscópio Zeiss Primo Star iLE, gestão de insumos para microscopia LED, Leitura, registo e emissão de resultados garantia de qualidade de baciloscopia e avaliação de competências.

LAB-005-24

  • Nome do Curso

    Técnica de Coloração de Gram – Microbiologia

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever o princípio e utilidade clínica da coloração de Gram.
    2. Avaliar a qualidade com base no tipo de amostras.
    3. Realizar o procedimento de coloração de Gram.
    4. Usar o microscópio correctamente.
    5. EmitIr os resultados da coloração de Gram após a leitura e interpretação.
    6. Realizar o controlo de qualidade da coloração de Gram.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    24 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Introdução ao treino e precauções de segurança no laboratório de microbiologia Preparação do esfregaço e laminas de CQ de coloração de Gram, procedimento de coloração de Gram, uso e cuidados do microscópio Leitura, interpretação e emissão de resultados de coloração de Gram e avaliação de competências do procedimento de coloração de Gram.

  • Nome do Curso

    Diagnóstico Microbiológico Laboratorial

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever as precauções de segurança no laboratório de microbiologia.
    2. Preparar os meios de cultura; Fazer o controlo de qualidade dos meios de cultura;
    3. Avaliar a qualidade com base no tipo de amostras.
    4. Preparar esfregaços, faz, lê, interpreta e emite os resultados de coloração de Gram.
    5. Fazer a sementeira de amostras nos meios de cultura adequados para cada tipo de amostra;
    6. Incubar as amostras nascondições adequadas.
    7. ler a culturas e a descrição do significado clínico.
    8. Seleccionar antibióticos adequados para o teste de sensibilidade, realização e interpretação do teste de sensibilidade aos antibióticos.
    8. Realizar os procedimentos de identificação de leveduras.
    9. Descrever a gestão de qualidade em microbiologia.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    70 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em segurança no laboratório de microbiologia preparação, armazenamento e controlo de qualidade dos meios de cultura colheita, transporte e aceitabilidade das amostras e interpretação da coloração de Gram, processamento de amostras para cultura microbiológica Leitura de culturas, testes de identificação de microorganismos em culturas testes de sensibilidade aos antibióticos, Identificação de leveduras, gestão de qualidade em microbiologia e avaliação de competências

LAB-006-24

  • Nome do Curso

    Registo, Recolha de Dados e Estatística Laboratorial

  • Competências a serem adquiridas

    1. Padronizar os instrumentos de registos de informação laboratorial.
    2. Garantir um preenchimento correcto dos instrumentos de registo.
    3. Esclarecer eventuais dúvidas sobre o preenchimento dos mesmos.
    4. Informar sobre a importância do preenchimento correcto e o envio atempado dos livros de estatísticos ás DPS.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    28 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre os principios de
    sistema informação laboratorial,
    discussão dos livros de registo e
    Estatística, recolha e interpretação de
    dados laboratoriais e registo de LMIS
    para dados de consumo.

LAB-007-24

  • Nome do Curso

    Rastreio de Criptococose (CrAg)

  • Competências a serem adquiridas

    1. listar as normas de biosseguranca na recolha de amostras para o laboratório.
    2. Descrever as precauções a observar no laboratório.
    3. Explicar o manejo e despejo do material de laboratório.
    4. Descrever os diagnósticos das infecções na criptococose meníngea e não meníngea.
    5. Descrever os testes que deverão ser feitos com o LCR para detectar o criptococo.
    6. Explicar as vantagens do diagnóstico precoce com CrAg.
    7. Descrever a importância e os tipos de controle de qualidade existentes.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    28 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade
  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre a biossegurança, teste rápido de detecção do CrAg e controle de qualidade dos testes.

LAB-008-24

  • Nome do Curso

    Reobservação Cega da Baciloscopia para Formadores.

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever os princípios e procedimentos de reobservação cega.
    2. Fazer a selecção e recolha das laminas.
    3. Gerir laminas discordantes previamente identificadas.
    4. Realizar a análise manual dos resultados e emite os relatórios.
    5. Dar a retroalimentação dos relatórios de desempenho dos laboratórios após a preparacao.
    6. Fazer a replica dos conteúdos aos profissionais .

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre os Princípios de reobservação cega da baciloscopia seus procedimentos na Identificação e gestão de laminas discordantes, egisto e emissão de resultados sua Interpretação de resultados eTeachback.

LAB-009-24

  • Nome do Curso

    Reobservação Cega da Baciloscopia

  • Competências a serem adquiridas

    1.Descrever os princípios e procedimentos de re-observação cega.
    2. Fazer a seleção e recolha das laminas.
    3. Gerir laminas discordantes previamente identificadas.
    4. Realizar a análise manual dos resultados e emite os relatórios.
    5. Dar a retroalimentação dos relatórios de desempenho dos laboratórios apos a preparação.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    56 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Princípios e Procedimento reobservação cega, identificação e gestão de laminas discordantes, registo e emissão de resultados, Interpretação de resultados e avaliação de competências dos avaliadores.

LAB-010-24

  • Nome do Curso

    Spervisão e apoio técnico e avaliação de competências de baciloscopia e GeneXpert

  • Competências a serem adquiridas

    1. Realizar as visitas de supervisão e apoio técnico a laboratórios que realizam a baciloscopia e GeneXpert.
    2. Avaliar a competência dos técnicos que realizam a baciloscopia e GeneXpert.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em matérias de visitas de supervisão para laboratórios de TB, avaliação de competências para baciloscopia e GeneXpert, actividade prática de visitas de supervisão e avaliação de competências

LAB-011-24

  • Nome do Curso

    Biossegurança

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever os princípios de biossegurança.
    2. Descrever as hierarquias de controlos para minimizar a exposição a agentes infecciosos.
    3. Aplicar o uso de controlos de engenharia, controlos administrativos, práticas de trabalho e equipamento de protecção individual (EPI) no controlo de perigos no laboratório.
    4. Aplicar os princípios básicos de avaliação de risco e usa o EPI de forma adequada.
    5. Implementar a técnica de lavagem das mãos e protecção respiratória.
    6. Implementar os princípios de gestão de resíduos.
    7. Resolver emergências de acordo com o plano de resposta a emergências do laboratório.
    8. Avaliar a biossegurança do laboratório.
    9. Aplicar os elementos do programa de saúde do trabalhador.
    10.Empacotar amostras em segurança para o transporte.

  • Grupo alvo

    Enfermeiros, Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    EAD (TelessaúdeMZ)

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre à biossegurança à avaliação de risco, controlos de engenharia e administrativos na prática de trabalho seguro, selecção e uso de EPI na higiene das mãos e respiratória, gestão de resíduos, procedimentos de trabalhador. Empacotamento e transporte de substâncias infeciosas e avaliação de segurança.

LAB-012-24

  • Nome do Curso

    Logística Laboratorial para Formadores

  • Competências a serem adquiridas

    1. Analisar o stock em diferentes níveis da cadeia de distribuição;
    2. Definir o stock máximo e mínimo;
    3. Criar o sistema de controlo de stock;
    4. Identificar o tratamento dos produtos do laboratório em função da directriz;
    5. Descrever a Importancia de Quantificação;
    6. Identificar desafios da cadeia de abastecimento
    7. Armazenar os reagentes e consumíveis de acordo com as normas
    8.Fazer a monitoria e avaliação
    das cadeias de abastecimento.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    60 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre a valiação da situação do Stock em relação ao tempo e o nvel do sistema, objectivo do controlo e principais termos de controlo de stock, o nível máximomínimo, o tempo a efectuar o aviamento e selecção de Produtos, directrizes de tratamento Padrão como Armazenagem e Inspecção Visual, Principais desafios da cadeia de abastecimento, desenvolvimento de um plano de M&A e retro Informação (“Feedback”) e Relatórios de Resultados.

  • Nome do Curso

    Logística Laboratorial

  • Competências a serem adquiridas

    1. Definir a logística laboratorial
    2. Descrever as noções básicas
    sobre à logística
    3. Utilizar o sistema de
    informação para gestão
    logística

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre os principais termos
    de logística, sistema de informação
    para Gestão, dados para informação
    logística laboratorial e relatório
    resumo.

LAB-013-24

  • Nome do Curso

    Melhoria de Qualidade Testagem Rápida de HIV

  • Competências a serem adquiridas

    1. Descrever a importância da garantia da qualidade;
    2. Descrever os factores importantes que influenciam a qualidade da testagem rápida de HIV;
    3. Descrever as suas responsabilidades na prevenção e deteção de erros;
    4. Descrever a importância da utilização de controlos de qualidade (interno e externo);
    5. Assegurar o armazenamento correto e a rotação do stock;
    6. Descrever a progressão da infeção pelo HIV;
    7. Explicar as vantagens e as desvantagens da testagem rápida de HIV;
    8. Explicar os dois formatos dos testes rápidos de HIV;
    9. Identificar de forma exata o resultado de teste individual como reativo, não reativo ou inválido;
    10. Implementar as práticas de saúde e segurança pessoais;
    11.Eliminar adequadamente resíduos infeciosos;
    12. Realizar os procedimentos de segurança e os registos;
    13. Descrever os diferentes tipos
    de amostras;
    14. Manusear a conservação de amostras de gota de sangue seco (GSS);
    15. Descrever os fatores que afetam a qualidade das amostras
    16. Explicar o procedimento da picada no dedo.

  • Grupo alvo

    ESMI, Médico Clínico Geral, Técnico de Laboratório, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em matéria de garantia da qualidade para testagem rápida do HIVITS e HIV/ SIDA, conceitos básicos relacionados com segurança nos centros de testagem de HIV, manutenção e introdução de registos dados padronizados, Identificação de erros num registo de TAHIV padronizado, introdução à lista de verificação PMGTR à ferramenta de monitorização e programa de testagem de proficiência gestão de dados.

LAB-014-24

  • Nome do Curso

    FOGELA para formadores

  • Competências a serem adquiridas

    1. Ter domínio sobre a visão geral
    do Slipta (WHO Afro);
    2. Ter domínio sobre a Visão geral
    do Fogela e mapeamento do
    processo.
    4. Usar o ciclo de PDCA na
    garantia de melhoria continua.
    5. Dominar as vantagens de um
    processo padronizado e
    elaboração de um calendário de
    gestão.
    6. Designar pessoas para
    realização de tarefas na
    planificação e condução numa
    reunião de equipa.
    7. Criar uma lista de suprimentos
    para o laboratório;
    8. Efectuar previsão, cálculo de
    pedidos de compras, registo de
    manutenção e avaliação de
    incidentes de segurança.

  • Grupo alvo

    Biologistas, Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    70 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre visão geral do Slipta e FLOGELA com objectivo de uso da metolodologia para melhoria em relação ao gestão de desempenho, cartões de monitoria dos indicadores de Qualidade.

LAB-015-24

  • Nome do Curso

    FOGELA para Formando

  • Competências a serem adquiridas

    1. Ter domínio sobre a visão geral do Slipta (WHO Afro);
    2. Ter domínio sobre a Visão geral do Fogela e mapeamento do processo.
    4. Usar o ciclo de PDCA na garantia de melhoria continua.
    5. Dominar as vantagens de um processo padronizado e elaboração de um calendário de gestão.
    6. Designar pessoas para realização de tarefas na planificação e condução numa reunião de equipa.
    7. listar os suprimentos para o laboratório;
    8. Efectuar previsão, cálculo de pedidos de compras, registo de manutenção e avaliação de incidentes de segurança.

  • Grupo alvo

    Biologistas, Técnico de Manutenção

  • Carga Horária

    168 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre visão geral do Slipta e
    FLOGELA com objectivo de uso da
    metolodologia para melhoria em
    relação ao gestão de desempenho,
    cartões de monitoria dos indicadores
    de Qualidade.

LAB-016-24

  • Nome do Curso

    Operadores de Equipamento PIMA para Formadores

  • Competências a serem adquiridas

    1. Coordenar as actividades relacionadas com POC-CD4 a nível provincial;
    2. Resolver às solicitações de assistência por parte dos operadores nas unidades sanitárias;
    3. Avaliar a qualidade para os painéis de proficiência dos PIMAs;
    4. Avaliar a qualidade de dados mensais de consumo e de stock a nível provincial;

  • Grupo alvo

    Clínicos Imagiologistas, Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação relacionado com a Introdução ao PIMA, funcionamento e suas características técnicas de Colheita e testagem de amostras os níveis de CD4 como um marcador clínico imunológico, para a monitoria da infecção por HIV.

LAB-017-24

  • Nome do Curso

    Uso do Equipamento FacsCalibur/ FacsCount

  • Competências a serem adquiridas

    1.ter Habilidades essenciais para o estabelecimento de uma rotina de contagem de linfócitos T CD4+ usando o citómetro de fluxo FACSCalibur ou FacsCount

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    105 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre os princípios de Biossegurança no Laboratório, níveis de CD4 como um marcador clínico imunológico para a monitoria da infecção por HIV Princípios básicos de Citometria de Fluxo Funcionamento do FACSCalibur/FacsCount

LAB-018-24

  • Nome do Curso

    Operadores de Alereq para Formadores

  • Competências a serem adquiridas

    1. Apoiar técnicos para os operadores na província;
    2. Contactar para assuntos relacionados a TSD DPI na província;
    3.Manter a frota de TSD DPI em funcionamento, incluindo gestão de substituições de equipamento e resolução de problemas de conectividade;
    4. Garantir que tem 2 operadores certificados em cada US com TSD DPI;
    5. Garantir que tem formadores provinciais competentes e disponíveis sempre na província;
    6. Ter noções sobre a Gestão da cadeia de aprovisionamento;
    7. Garantir que haja supervisão de todos os aspectos do programa (técnicos, administrativos, clínicos e logísticos);
    8. Garantir que haja acesso a dados de monitoria e avaliação;
    9. Assegurar o envio atempado e seguimento do lançamento de FSRs no laboratório de referência;
    10. Assegurar o envio de DBS ao laboratório de referencias em caso de avaria e nas actividades de AEQ;
    11. Actualizar dados de estoque e localização de equipamentos na conectividade;
    12. Apoiar para realização geral de actividades relacionadas a TSD DPI;
    13. Garantir cumprimento deste manual e seus anexos. (principio do teste, aplicação do teste).

  • Grupo alvo

    Enfermeira de Saúde Materno Infantil, Médico de Clínica Geral, Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    70 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em equipamento na matéria (ligar, limpeza, navegação de menus), manutenção, procedimentos o, erros, (causas e resolução de problemas técnicos; erros comuns), rocedimento para AEQ registos, fichas e FSRs, aspectos fundamentais da formação de operadores, avaliação de formações dos operadores e monitoria de desempenho dos operadores.

LAB-019-24

  • Nome do Curso

    Garantia de Qualidade

  • Competências a serem adquiridas

    1. Assegurar que o Manual da Qualidade, com os procedimentos e Politicas de garantia de qualidade, esteja acessível e tenha sido lido por todos os funcionários;
    2. Certificar o material do controle de qualidade a ser testado de acordo com o POP;
    3. Estabelecer valores limites aceitáveis para os controlos;
    4. Validar novos equipamentos, Reagentes e suprimentos:
    5. Rastrear o desempenho de teste de Graficos de Levy-jennings para identificar tendências;
    6. Analisar os Valores discordantes na determinação das acções adequadas;
    7. Analisar os registros de controlo ambiental e tendências de controle de qualidade, na avaliação do seu impacto nos testes, e tomada ações corretivas;
    8. Examinar o livro de registro de ocorrências para identificar padrões\tendências tomar ações corretivas adequadas;
    9. Monitorar o desempenho dos reagentes;
    10. Adequar os Pops específicos locais conforme necessário;
    11. Assegurar que os Pops tenham sido lidos e compreendidos pelo pessoal;
    12. Inscrever-se no programa de controlo de qualidade externo;
    13. Monitorar os resultados DE AEQ; Adequadas;
    14. Observar periodicamente do desempenho do pessoal e tomar as ações.

  • Grupo alvo

    Biologistas, Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Processos de Testagem
    consistententimente precisos e fiáveis
    (Pré-Analiticos, Analiticos, Pós
    Analíticos)

LAB-020-24

  • Nome do Curso

    Diagnóstico Laboratorial de Malária

  • Competências a serem adquiridas

    1. Habiliatar aos formandos competências necessárias para o diagnóstico laboratorial da malária não complicada e grave; 2.Fornecer informação sobre o sistema de controlo de qualidade, gestão de reagente e consumíveis e supervisão laboratorial;
    3. Capacitar todos técnicos de laboratório ns matéria de todas espécies da malária;
    4. Capacitar todos técnicos de laboratório em densidade parasitária.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre a visão geral sobre a malária e outras parasitoses sanguíneas (Falciparum, Ovale e Vivax e outros), Diagnóstico da malária e outras parasitoses sanguíneas elementos do sangue, artefactos, quantificação de parasitas, controlo de qualidade de lâminas (interno e externo), Colheita de sangue e preparação de lâminas, preparação de reagentes para coloração de lâminas, teste de TDR e controle de qualidade

LAB-021-24

  • Nome do Curso

    Enquadramento Nacional dos Padrões Mínimos de Politica da SADC sobre Doenças Transmissíveis para Formadores

  • Competências a serem adquiridas

    1. Facilitar a compreensão do Protocolo da SADC sobre a Saúde;
    2. compreender os padrões mínimos de Politicas regionais sobre doenças transmissíveis (HIV, SIDA, Tuberculose e Malaria);
    3. ter competências para a Formatação de adulto em matéria de monitorização do processo de enquadramento nacional dos padrões mínimos de política.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    60 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    EAD (TelessaúdeMZ)

  • Descrição do Curso

    Abordagem em matérias sobre as Políticas nacionais, Padrões e Diretrizes relacionados com as normas mínimas para diagnóstico de HIV no laboratório nacional de referência, diagnóstico da TB nos Laboratórios de referência na Região da SADC Informação sobre (ISO 15189), recursos humanos recursos financeiros, importancia de Documentação, gestão de qualidade, sistema de informação de Laboratório e Instalações de Biossegurança.

LAB-022-24

  • Nome do Curso

    Uso do Equipamento Abbott e Roche para testagem de carga viral e Diagnostico Precoce Infantil

  • Competências a serem adquiridas

    1. Ter habilidades para o
    esabelecimento de uma rotina
    de testagem de carga viral e
    diagnostico precoce infantil de
    HIV.
    2. Ter conhecimentos sólidos
    em biologia molecular;

  • Grupo alvo

    Técnicos de Laboratórios de Biologia Molecular

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre os princípios e
    metodologia utilizados nos
    equipamentos os seus fundamentos
    biológicos, como resolução de
    problemas mais frequentes ao nível do
    utilizador e Identificação dos
    componentes do Cobas Ampliprep,
    Cobas Taqman e do Equipamento
    Abbott.

LAB-023-24

  • Nome do Curso

    Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para implementação virtual Projecto ECHO

  • Competências a serem adquiridas

    1.Capacitar os técnicos no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação através do Projecto ECHO.

  • Grupo alvo

    Biologistas, Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    24 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    EAD (TelessaúdeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em matéria relativamente ao teste de carga viral do HIV e à biologia molecular na implementação e o reforço dos sistemas de gestão da qualidade em Laboratórios de Biologia Moleculares, o uso de plataforma para a partilha de melhores práticas e a expansão de testes de CV do HIV de alta qualidade em Moçambique;

LAB-024-24

  • Nome do Curso

    Uso da Ferramenta de Avaliação do Sistema de Gestão de Qualidade nos laboratórios de bilogia molecular

  • Competências a serem adquiridas

    1.Conhecer a ferramenta de avaliação do sistema de gestão de qualidade;
    2. Familiarizar se com o processo de planificação das auditorias;
    3. Identificar as diferentes fases que compõem uma auditoria;
    4. Calcular as pontuações após uma auditoria;
    5. Resumir as pontuações após a interpretação.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    24 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em materia de ferramenta Viral Load Score Card padronização do instrumento tendo em conta a realidade do país.

LAB-025-24

  • Nome do Curso

    Mentores para Laboratórios de Biologia Molecular

  • Competências a serem adquiridas

    1. Apoiar a elaboração de procedimentos padrão para as diferentes actividades do laboratório;
    2.Realizar uma avaliação de base nos Laboratórios usando a ferramenta padronizada;
    3. Aplicar as técnicas de biologia molecular em uso, incluindo a parte teórica (nível avançado);
    4. Interpretar os resultados das análises;
    5. Usar os resultados dos controlos de qualidade (interno e externo) após a interpretação;
    6. Efectuar a manutenção de equipamentos de acordo com as instruções do fabricante;7. Fazer a gestão das roturas de stock de reagentes e consumíveis.
    8. Garantir a biossegurança laboratorial;
    9. Avaliar a competência dos Técnicos de laboratório e identifica as necessidades adicionais de formação;
    10.Monitorar o plano e os procedimentos de manutenção periódica dos equipamentos;
    11. Avaliar, optimiza e elabora um fluxo de trabalho no laboratório para prevenção/eliminação de acúmulo de amostras (backlog);
    12. Aplicar técnicas de gestão para a melhoria do sistema de emissão e envio de resultados (DPI positivos e CV igual ou superior que 1000 copias/ml).

  • Grupo alvo

    Biologistas, Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Matérias sobre conceito de mentoria e
    seus componentes como atributos de
    métodos e técnicas, estrutura,
    ferramentas, metas, recursos
    essenciais, medição do Progresso e do
    Impacto alinhamento com um
    programa nacional de qualidade,
    integração e suporte, terciarização
    análise das Não-conformidades
    sistema e itens de gestão de qualidade
    e International Organization for
    Standardization (ISO) SO NP
    15189:2014.

LAB-026-24

  • Nome do Curso

    Liderança e Gestão Laboratorial

  • Competências a serem adquiridas

    1.Descreve os princípios de liderança e gestão;
    2.Fazer a gestão eficaz dos laboratórios, implementando melhoras continuas;
    3.Organizar a Rede de Laboratórios de Saúde Humana com base no definido na Norma ISO 152189 e na politica/ Directrizes para e o plano estratégico dos Laboratórios Clínicos;
    4.Desenvolver os sistemas de qualidade necessários para a acreditação laboratorial.;
    5. Avaliar o desempenho dos gestores de forma estruturada.
    6.Introdução, objectivos e finalidade;

  • Grupo alvo

    Biologistas, Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Materia sobre a liderança e gestão
    laboratorial, sua estrutura
    organizacional objectivo, finalidade,
    gestão, comunicação e resolução de
    problemas, tomadas de decisões e
    acreditação laboratorial.

LAB-027-24

  • Nome do Curso

    Gestão e Liderança Laboratorial (PROGOAL)

  • Competências a serem adquiridas

    1. Definir a rede e sistema de laboratórios;
    2. Descrever o estado actual do sistema de laboratórios do país;
    3. Mostrar como o seu sistema de laboratório incorpora diferentes sectores;
    4. Reconhecer a importância da colaboração e comunicação interssectorial para a detecção e resposta patogénica eficaz;
    5. Preencher o questionário de sector de laboratórios GLLP/PROGOAL;
    6. Ter dominio sobre Liderança organizacional construção de parcerias e de coalições;
    7. Ter Pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões;
    8. Entender a Ética e integridade sobre a gestão de laboratório, projeto orçamental e de pessoal;
    9. Descrevar princípio de comunicação escrita eficaz;
    10. Entender a gestão de processo na amostras de controlo e documentos de registo;
    11. Dominar os equipamento e consumíveis;
    12. Compreender o processo de Aquisição e inventário;
    13. Dominar avaliações na auditorias e qualidade externa como Normas ecredenciamento;
    14. Dominar a Biossegurança incluindo bens não biológicos vigilância e a Investigação de surto;
    15. Ter domínio sobre a preparação para resposta a uma emergencia recobrança e Pesquisa sanitária; Inovação e desenvolvimento;

  • Grupo alvo

    Biologistas, Enfermeiros, Médicos da Clínica Geral, Técnico de Laboratório, Técnico de Saúde Ambiental, Veterinários

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre o sistema de
    laboratório no desenvolvimento
    do quadro político, sistema de
    informação, infraestrutura,
    jurídico e fortalecimento da
    força do trabalho através do
    domínio liderança, gestão,
    comunicação e qualidade em
    operações laboratoriais.
    Biossegurança dos riscos
    biológicos.
    Vigilância de doença,
    investigação de surto e
    Pesquisa.

ÁREA : TUBERCULOSE

TB-001-24

  • Nome do Curso

    Manejo Clínico e Programático de TB (Pacote Integrado)

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Realizar correctamente o rastreio da TB e investigação de contactos.
    ▪ Identificar doentes presuntivos de TB.
    ▪ Utilizar ferramentas diagnósticas na investigação de doentes presuntivos deTB.
    ▪ Prescrever o Tratamento da TB sensível e resistente.
    ▪ Manejar as comorbidades e reacções adversas.
    ▪ Realizar o aconselhamento para a adesão e psicoeducação sobre TB.
    ▪ Identificar pacientes elegíveis ao TPT.
    ▪ Prescrever o tratamento preventivo da TB.

  • Grupo alvo

    Agente de Medicina Geral, Enfermeiras de SMI, Enfermeiro Geral, Médico de Clínica Geral, Médico Especialista

  • Carga Horária

    105 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    O curso compreende os procedimentos e ferramentas para o rastreio, identificação e diagnóstico de doentes presuntivos de TB assim como o tratamento e monitoria dos doentes com diagnóstico da tuberculose sensível e resistente.

TB-002-24

  • Nome do Curso

    TB em crianças e adolescentes

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Identificar crianças e adolescentes presuntivos de TB.
    ▪ Utilizar ferramentas diagnósticas e algoritmos para a investigação de criança e adolescentes presuntivos de TB.
    ▪ Prescrever o tratamento da TB sensível e resistente.
    ▪ Manejar as comorbidades e reacções adversas.
    ▪ Realizar o aconselhamento para a adesão e psicoeducação sobre TB.
    ▪ Identificar pacientes elegíveis ao TPT.
    ▪ Prescrever o tratamento preventivo da TB.

  • Grupo alvo

    Agente de Medicina Geral, Enfermeiras de SMI, Enfermeiro Geral, Médico Clínico Geral

  • Carga Horária

    105 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    O curso compreende os procedimentos e ferramentas para o rastreio, identificação e diagnóstico de crianças e adolescentes presuntivos de TB assim como o tratamento e monitoria das crianças e adolescentes com diagnóstico da tuberculose sensível e resistente.

TB-003-24

  • Nome do Curso

    TB Resistente

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Realizar o diagnóstico precoce da TB resistente e início atempado do tratamento.
    ▪ Realizar o seguimento clínico dos pacientes e seus contactos segundo as normas.
    ▪ Utilizar as ferramentas para o registo e seguimento e gestão de medicamentos do paciente com TB resistente.
    ▪ Inplementar as medidas de prevenção e controlo da TB/TBR.

  • Grupo alvo

    Agente de Medicina Geral, Enfermeiras de SMI, Enfermeiro Geral, Médico Especialista, Médicos de Clínica Geral

  • Carga Horária

    105 Geral

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em matéria de prevenção, diagnóstico e tratamento da TB resistente nas suas vertentes clínica e programática.

TB-004-24

  • Nome do Curso

    Melhoria de Qualidade

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Aplicar serviços de melhoria de qualidade na prática clínica.
    ▪ Utilizar as ferramentas de desenho da linha de base do desempenho dos indicadores de qualidade de TB.
    ▪ Aplicar os métodos para o desenho de um plano de acção para melhoria dos indicadores de fraco desempenho.
    ▪ Implementar MQ TB.
    ▪ Implementar o engajamento do utente e comunidades nos planos de acção dos ciclos de MQ TB.
    ▪ Incorporar a mentoria clínica e supervisão formativa nos planos de acção de MQ TB.
    ▪ Usar ferramentas existentes para a monitoria do plano de acção.

  • Grupo alvo

    Agente de Medicina Geral, Enfermeiras de SMI, Médico de Clínica Geral, Médico Especialista

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    O curso aborda a identificação dos indicadores de fraco desempenho e o desenho de um plano de acção para melhoria do desempenho com vista a garantir a implementação de serviços de TB de acordo com os padrões definidos pelo MISAU.

TB-005-24

  • Nome do Curso

    Mentoria clínica

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Aplicar técnicas de avaliação de competências dos provedores de saúde.
    ▪ Aplicar ferramentas e instrumentos de ensino e aprendizagem.
    ▪ Conhecer as normas e padrões programáticos de gestão do paciente com TB.

  • Grupo alvo

    Enfermeiras de SMI, Médico de Clínica Geral, Médico Especialista, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    105 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em competências técnicas com o objectivo de melhoria na qualidade da oferta de serviços de TB.

TB-006-24

  • Nome do Curso

    Prevenção e Controlo de Infecções

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Descrever medidas de prevenção e controlo de infecções.
    ▪ Descrever o Controlo Administrativo e Ambiental.
    ▪ Descrever a Protecção Respiratória.
    ▪ Coordenar as actividades de prevenção e controlo de infecções.
    ▪ Aplicar os Indicadores de Monitoria da prevenção e controlo de infecções.
    ▪ Descrever a metodologia para a avaliação de risco da Unidade Sanitária.
    ▪ Descrever os passos para a Revisão de prevenção e controlo de infecções.

  • Grupo alvo

    Administrativos, Enfermeiras de SMI, Médico Especialista, Médicos de Clínica Geral, Técnico de Laboratório, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    105 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    O curso compreende as medidas de prevenção e controlo de infecções no contexto da gestão clínica e programático da Tuberculose.

TB-007-24

  • Nome do Curso

    Colheita de amostras para testagem de TB

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Orientar os doentes na colheita de amostras de expectoração expontânea para testagem de TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos de colheita de amostras de expectoração induzida para testagem de TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos para a colheita de amostras de lavado/aspirado gástrico para testagem de TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos para a colheita de amostras de aspirado nasofaríngeo para testagem de TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos para a colheita de amostras de fezes para testagem de TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos para a colheita de amostras extrapulmonares para testagem de TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos de transporte, armazenamento e referenciamento de amostras para testagem de TB.

  • Grupo alvo

    Enfermeiro Geral, Médico Especialista, Médicos de Clínica Geral, Técnico de Laboratório, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    35 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    O curso aborda os procedimentos para a colheita de amostras para testagem de TB (adultos e crianças) de modo a melhorar a qualidade do diagnóstico de TB.

TB-008-24

  • Nome do Curso

    Diagnóstico laboratorial de TB

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Aplicar os procedimentos de testagem microscópica da TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos de Biosegurança laboratorial.
    ▪ Aplicar os procedimentos de testagem molecular da TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos de testagem da TB com TB LAM.
    ▪ Aplicar os procedimentos de testagem da TB através da cultura.
    ▪ Aplicar os procedimentos de transporte, armazenamento e referenciamento de amostras para testagem de TB.
    ▪ Aplicar os procedimentos de manutenção preventiva das máquinas usadas para a testagem.

  • Grupo alvo

    Técnico de Laboratório

  • Carga Horária

    105 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    O curso compreende os procedimentos para a testagem diagnóstica laboratorial de TB.

ÁREA: SAÚDE FAMILIAR

SF-001 24

  • Nome do Curso

    Cuidados Obstétricos e Neonatais de Emergência Básicos (CONEmB)

  • Competências a serem adquiridas

    1.Prestar cuidados básicos essenciais a todas as mulheres em idade reproductiva:

    ▪ Durante o trabalho de parto e parto
    ▪ Ao Recém-nascido na sala de partos
    ▪ A mulher e RN no pós-parto
    ▪ Atenção as principais complicações obstétricas durante o trabalho de parto, parto e pós-parto.
    ▪ Cuidados pós-aborto, incluindo PF
    ▪ Aconselhamento e Oferta de PF pós-parto imediato (métodos de longa duração)

    2.Descrever os critérios de acreditação das US em CONEm.

  • Grupo alvo

    Enfermeira de Saúde Materna, Enfermeiras de SMI, Enfermeiras Pediátricas, Licenciados e Técnicos de Cirurgia, Médicos de Clínica Geral, Médicos Gineco Obstetras

  • Carga Horária

    132 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    O Curso de CONEmB reduzirá significativamente a Moartalidade Materna e Neonatal e consequentemente irá melhorar a assistência ao parto, cuidados pós-parto, cuidados imediatos Recém-Nascido na sala de partos, aconselhamento e oferta de PF imediato (métodos de longa duração), Educação para saúde sobre o reconhecimento dos sinais de perigo e complicações durante a gravidez, parto e pós-parto, Patologias do parto, Bioseguranca e prevenção da transmissão vertical do HIV. As USs que irão oferecerestes seviços, deverão ser acreditadas.

SF-002 24

  • Nome do Curso

    Cuidados Obstétricos e Neonatais de Emergência Completos (CONEmC)

  • Competências a serem adquiridas

    1.Prestar cuidados básicos e completos essenciais a todas as mulheres em idade reproductiva:
    ▪ Durante o trabalho de parto,
    ▪ A mulher e RN no pós-parto
    ▪ Atenção as principais complicações obstétricasdurante o trabalho de parto, parto e pós-parto.
    ▪ No pós-aborto, incluindo PF
    ▪ Aconselhamento e Oferta de PF pós-parto imediato (métodos de longa duração) Métodos cirúrgicos de:
    ▪ Planeamento Familiar Laqueação de trompas e Vasectomia
    ▪ Cesáriana e Histerectomia
    2. Descrever os critérios de acreditação das US em CONEm.

  • Grupo alvo

    Licenciados em Medicina Geral, de Saúde Materna, em Pediatria, Médicos Gineco Obstetras

  • Carga Horária

    120 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    O Curso de CONEmC reduzirá significativamente a Moartalidade Materna e Neonatal e consequentemente irá melhorar a oferta de serviços nas CPN, Maternidade, CPP e PF, tendo como foco o de longa duração. As USs que irão oferecer estes seviços, deverão ser acreditadas O mesmo implica cursar e aprovar previamente a componente CONEmB

SF-003 24

  • Nome do Curso

    Iniciativa Maternidade Modelo

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Realizar assistência de qualidade e humanizados à Mãe e RN;
    ▪ Promover o processo de gestão de serviços humanizados com base nos padrões;
    ▪ Iniciar a implementação nas suas USs;
    ▪ Aplicar o Instrumento de Medição do Desempenho (IMD) para realização das medições (linha de base e medições subsequentes);
    ▪ Implementar o Desenvolver e um plano de acção/mudança com base nos resultados das medições e com ênfase em intervenções rápidas;
    ▪ Monitorar o processo de medições trimestrais dos padrões nas suas USs.

  • Grupo alvo

    Administrativos, Agentes de Serviço, Enfermeiras de SMI

  • Carga Horária

    70 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    A Iniciativa Maternidade Modelo visa a implementação de intervenções de alto impacto para a redução da morbilimortalidade materna e neonatal, assim como intervenções para a humanização dos serviços e cuidados que são prestados a nível das Maternidades às mulheres, mães, recém-nascidos e seus familiares. Para tal, foram criados padrões para medição de desempenho em 9 areas de atenção.

SF-004 24

  • Nome do Curso

    Prevenção da Hemorragia Pós-parto ao nível da Comunidade

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Prestar apoio psicológico na gravidez, parto e pós-parto na Comunidade;
    ▪ Prestar assistência ao parto e ao Recem-Nascido ocasional na Comunidade;
    ▪ Prestar cuidados ao RN sadio e doente na Comunidade.
    ▪ Identificar os sinais de perigo na gravidez, parto e no RN.
    ▪ Referenciar para a US.

  • Grupo alvo

    APS, Parteiras Tradicionais

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação sobre noções básicas de Anatomia e Fisiologia do Homem e da Mulher, na identificação dos Sinais de Gravidez, Cuidar da Gravidez, Cuidados a ter durante a gravidez, Alimentação da mulher grávida, Sinais de perigo, Assistência ao parto inevitável, Prevenção de Hemorragia Pós-parto, Cuidados imediatos depois do parto, Sinais de Perigo no pós-parto, Promoção do método Mãe Cangurú, Identificação de Sinais de Perigo no recémnascido e referência para a US, Relatório mensal das parteiras tradicionais

SF-005 24

  • Nome do Curso

    Aborto Seguro

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Prestar cuidados do aborto e pós-aborto no primeiro trimestre e depois de 12 semanas;
    ▪ Descrever as complicações do aborto e faz o manejo;
    ▪ Manejar as complicações do aborto e pós-aborto.

  • Grupo alvo

    Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral, de Saúde Materna, em Pediatria, Médico Gineco Obstetra

  • Carga Horária

    60 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Abordagem em relação a história do Aborto em Moçambique e no Mundo, Adolescência, Saúde Sexual e Reprodutiva, Aborto médico no primeiro trimestre: Avaliação da elegibilidade, manejo médico do aborto incompleto, consentimento informado, Aborto médico depois das 12 semanas (Manejo médico, consentimento informado), Manejo das complicações pós aborto, Contracepção PósAborto, Inserção e remoçao do DIU, Inerção e remoção de implantes, Contraceptivos injectaveis e orais, Importância do envolvimento da Comunidade, Logística para o Consumiveis de Cuidados de Aborto

SF-006 24

  • Nome do Curso

    Atenção a consulta pré-natal

  • Competências a serem adquiridas

    • Diagnosticar a evolução de uma gravidez normal bem como suas complicações que contribuem para a morbimortalidade materna e fetal;
    • Manejar as complicações durante a gravidez, oferecendo tratamento adequado;
    • Fornecer, à mulher grávida esua família, apoio psico-social, assim como informação, educação e orientações em relação à gravidez, parto, e cuidados ao recémnascido(r/n);
    • Elaborar o plano para o parto (incluindo “transporte assegurado” no caso do parto eminente ou de complicações durante a gravidez);
    • Assegurar o nascimento de um recém-nascido saudável.

  • Grupo alvo

    Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral, de Saúde Materna, em Pediatria, Médicos Gineco Obstetras

  • Carga Horária

    45 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    O curso consiste em atenção ao pré-natal, organização da CPN, Acolhimento da mulher gravida e seu acompanhante, diagnostico da gravidez, Rotinas da atenção pré-natal, Aspectos pricologicos da gravidez, Procedimentos técnicos, Exames complementares Interpretação e conduta, Determinação de risco obstétrico, Queixas mais frequentes na gravidez, Patologias mais frequentes na gravidez, Estimulação do recém-nascido durante a gravidez (DPI)

SF-007 24

  • Nome do Curso

    Atenção Integrada as Doenças da Infância – Neonatal

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Avaliar dos factores de risco perinatais (fluxograma da atenção integrada da mulher e trabalho de Parto);
    ▪ Prestar Cuidados imediatos de ao RN menor de 7 dias (fluxograma de reanimação do RN);
    ▪ Usar o Fluxograma do RN 0-7 dias, para sua classificação do RN de acordo com Idade gestacional e peso;
    ▪ Avaliar as principais complicações do RN (HIV, infecções, diarreia, hipoglicemia, hipotermia, ictéricia, baixo peso e prematuridade a nascer, problema de alimentação, malformações congénitas e tocotraumatismo)
    ▪ Oferecer cuidados gerais ao RN ao domicilio;
    ▪ Estabilizar o do RN antes da transferência.

  • Grupo alvo

    Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral, de Saúde Materna, em Pediatria, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    EAD (TelessaúdeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em atenção integrada as doenças da infância – neonatal (avaliação, classificação, tratamento e/ ou referencia ao RN doente. Organização e ministração das palestras educativas sobre aleitamento exclusivo, higiene, promoção da saúde e prevenção de doenças no RN, mãe e cuidadores de acordo com as normas do MISAU).

SF-008 24

  • Nome do Curso

    Atenção Integrada as Doenças da Infância – 1 semana a 5 anos

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Realizar a avaliação, classificação e tratamento da criança doente de 1 semana até 05 anos de idade,
    ▪ Verificar situação vacinal
    ▪ Ensinar a mãe e cuidadores sobre a educação nutricional, tratamento, promoção de saúde, higiene e prevenção de doenças.

  • Grupo alvo

    Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral e Pediatria, Técnicos de Medicina Geral

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    EAD (TelessaúdeMZ)

  • Descrição do Curso

    O curso consiste em atenção integrada as doenças da infância – 1 semana a 5 anos, como avaliação, tratamento e /ou referência nas crianças de 1 classificação semana até 5 anos de acordo com as normas de AIDI. Organização de palestras educativas sobre a nutrição, higiene, promoção da saúde e prevenção de doenças na criança, mãe e cuidadores de acordo com as normas do MISAU.

SF-009 24

  • Nome do Curso

    Cuidados Essenciais ao Recém Nascido

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Prestar cuidados imediatos e mediatos ao RN segundo as normas do MISAU.
    ▪ Realizar manobras de reanimação na sala de partos.
    ▪ Identificar as principais complicações e seu tratamento.
    ▪ Identificar as malformações congénitas
    ▪ Realizar todas as profilaxias ao RN

  • Grupo alvo

    Enfermeiras de SMI, Licenciados em Cirurgia, Saúde Materna e Pediatria, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Aborgaem sobre os cuidados essenciais do RN, Construção da história Clínica Neonatal, consiste na anamenese e exame físico (Cuidados imediatos ao Recém-nascido, Identificação das principais complicações e seu tratamento, Realiza o exame físico geral do RN e Avalia a idade gestacional do RN. Reanimação do RN na maternidade se necessário).

SF-010 24

  • Nome do Curso

    Triagem, Avaliação e Tratamento de Emergência

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Estabelecer critérios de prioridade no atendimento a criança doente;
    ▪ Identificar o tratamento para todas as situações segundo o acrónimo ABCD, que perigam a vida da criança;
    ▪ Planificar a implementação do TATE, na sua área de trabalho e US.

  • Grupo alvo

    Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral e Pediatria, Técnicos de Medicina Geral

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Abordagem sobre triagem, avaliação e tratamento de emergência onde estabelece os critérios de prioridade no atendimento a criança doente. Identificação e tratamento de todas as situações segundo o acrónimo ABCD, que perigam a vida da criança. Planificação e implementação o TATE, na sua área de trabalho e US.

SF-011 24

  • Nome do Curso

    Prevenção do Parto Pré-termo e Manejo da Prematuridade

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Realizar o rastreio da ameaça do parto pré-termo;
    ▪ Identificar as principais patologias relacionadas com o parto pré-termo;
    ▪ Realizar manejo da ameaça do parto pré-termo;
    ▪ Prescrever a administração de Dexametazona;
    ▪ Prestar cuidados ao RN pré-termo e na sua transferência.

  • Grupo alvo

    Enfermeira de Saúde Materna, Enfermeiras de SMI, Enfermeiras Pediátricas, Médicos de Clínica Geral, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    24 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    1.Realiza o rastreio da ameaça do parto pré-termo.
    2. Identifica as principais patologias relacionadas com
    o parto pré-termo.
    3. Realiza manejo da ameaça do parto pré-termo.
    4. Prescreve e administra a Dexametasona.
    5. Presta cuidados ao RN pré-termo.
    6. Presta cuidados na transferência do RN pré-termo
    7. Principais patologias/ factores relacionadas à
    ocorrência do parto pré-termo
    8. Cuidados a ter em caso de parto pré-termo
    9. Cuidados a ter em caso de prematuridade
    10. Indicações da Dexametasona
    11. Ética nos cuidados do RN pré-termo extremo

SF-012 24

  • Nome do Curso

    Prevenção da Hemorragia Pós-Parto ao nível da Comunidade

  • Competências a serem adquiridas

    ▪ Descrever as indicações e contraindicações de toma do Misoprostol.
    ▪ Descrever o Papel dos APEs e PTs na Comunidade no âmbito da Prevenção da Hemorragia Pós-parto.
    ▪ Encaminhar a mãe e RN à maternidade no pós-parto e pós-natal imediato.

  • Grupo alvo

    Agente Polivalente de Saúde, Enfermeiras de SMI, Licenciados em Medicina Geral e Pediatria, Médico Gineco Obstetra, Parteiras Tradicionais

  • Carga Horária

    105 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Capacitação na matéria de prevenção da hemorragia Pós-Parto ao nível da comunidade no que concerne a anatomia da mulher e fisiologia da gravide, hemorragia pós-parto: definição, classificação, complicações, Misoprostol, apresentação e indicações, via de toma contraindicações de toma do Misoprostol. Efeitos secundários, prevenção e tratamento da anemia e encaminhamento da mulher se tiver o parto na comunidade para cuidados continuados na maternidade.

SF-013 24

  • Nome do Curso

    Planeamento Familiar

  • Competências a serem adquiridas

    • Conhecer os Direitos Sexuais e Reprodutivos;
    ▪ Realizar o Aconselhamento em Planeamento Familiar e Contracepção;
    ▪ Conhecer a importância do Planeamento familiar e Contracepcao para a Saúde da mulher, raparigas, rapazes e casais.
    ▪ Conhecer os Métodos Contraceptivos e seus mecanismos de acção
    ▪ Administrar os diferentes métodos contraceptivos – práctica clínica em US ;
    ▪ Remover os métodos contraceptivos de longa duração (Implante e DIU práctica clínica em US).
    ▪ Conhecer as directrizes para o Planeamento Familiar Pós parto imediato, na Urg. Ginecologia e Planeamento Familar Integrado;
    ▪ Conhecer as directrizes para a oferta do Planeamento Familiar ao nível da Comunidade;
    ▪ Conhecer o mecanismo de administração da Autoinjecção da Sayana Press;
    ▪ Realizar a monitoria a e avaliação dos serviços do planeamento familiar;
    ▪ Fazer avaliação do meio curso;
    ▪ Assegurar a gestão e lógistica de contraceptivos;
    ▪ Desenvolver plano para implementação dos serviços.

  • Grupo alvo

    Agente de Medicina Geral, Enfermeira de Saúde Materna, Enfermeiras de SMI, Médico Clínico Geral, Médico Gineco Obstetra, Técnico de Medicina Geral

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em matéria de Saúde Sexual Reprodutiva/Planeamento Familiar fornecendo orientação especificas e pratica sobre métodos modernos do Planeamento Familiar

SF-014 24

  • Nome do Curso

    Pacotes Integrados de Saúde Materna e Neonatal (SSR/PF, Saúde Materna e Neonatal)

  • Competências a serem adquiridas

    1.Conhecer as melhores praticas para atenção a saúde materna e neonatal,
    2.Conhecer abordagem actual de Atenção Humanizada e de Qualidade a SMN;
    3.Conhecer o processo de gestão para melhoria da atenção á saúde Materna, Neonatal, Infantil e do Adolescente;

  • Grupo alvo

    ESMI

  • Carga Horária

    20 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático, Certificação: Pontuação mínima obrigatória 80%

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitação em nmateria de Saúde Materna (Atenção Humanizada e de Qualidade a SMN) Abordagem actual para redução da Mortalidade Materna e Neonatal, Prácticas baseadas em evidências na SMN Apresentação de Cuidados Humanizados e de qualidade na SMN. Processo de Gestão para Melhoria da Atenção á Saúde Materna, Neonatal, Infantil e do Adolescente Princípios de Gestão Etapas fundamentais de Gestão (planificação, Execução, monitoria e avaliação. Áreas da Gestão e o Papel de um Bom Gestor Supervisão Propriamente Dita Actividades de Seguimento Supervisão Perfil das Habilidades Profissionais de um Supervisor

ÁREA: Saúde Ambiental

SA-001-24

  • Nome do Curso

    Gestão de resíduos biomédicos

  • Competências a serem adquiridas

    1. Conhecer a legislação nacional e internacional;
    2. Conhecer o objectivo e importância da gestão de resíduos biomédicos;
    3. Conhecer as tarefas e responsabilidades dos profissionais de saúde dentro da unidade sanitária em matéria de gestão de Lixo;
    4. Classificar o tratamento da segregação, armazenamento na recolher,transporte e eliminação do lixo hospitalar;
    5. Conhecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
    6. Conhecer as principais medidas de biossegurança utilizadas no ambiente hospitalar;
    7. Elaborar o Plano de Gestão de Lixo Biomédico da Unidade Sanitária;
    8. Realizar avaliação da unidade sanitária em WASH.

  • Grupo alvo

    Agentes de Serviço, Educadores Ambientais, Enfermeiros, Engenheiros Ambientais, Licenciados em Gestão Ambiental, Licenciados em Saúde Pública

  • Carga Horária

    80 horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação teste pré e pós curso

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Curso de gestão de resíduos biomédicos

SA-002-24

  • Nome do Curso

    Ferramenta de Melhoria da Água, Saneamento e Higiene para as Unidades Sanitárias (WASH FIT)

  • Competências a serem adquiridas

    1. Conhecer os benefícios da melhoria dos serviços de água, saneamento e higiene nas unidades sanitárias;
    2. Ter o domínio do uso da ferramenta e o processo WASH FIT (cinco tarefas que devem ser implementadas sequencialmente);
    3. Saber os diversos modelos de Ferramentas;
    4. Realizar avaliação da unidade sanitária usando a FerramentaWASH FIT;
    5. Elaborar o Plano de Acção de WASHFIT na unidade sanitária.

  • Grupo alvo

    Agentes de Serviço, Educadores Ambientais, Enfermeiros, Licenciados em Gestão Ambiental, Licenciados em Saúde Pública, Técnico de Manutenção, Técnicos de Saúde Ambiental

  • Carga Horária

    80 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação Testes Teórico e Prático

  • Modalidade

    Presencial

  • Descrição do Curso

    Curso sobre a Ferramenta de Melhoria da Água, Saneamento e Higiene para as Unidades Sanitárias (WASH FIT)

SA-003-24

  • Nome do Curso

    Alimentos Seguros

  • Competências a serem adquiridas

    1. Conhecer a legislação do ramo alimentar;
    2. Estar familiarizado com as normas, directrizes e requisitos legais;
    3. Ter domínio das principaisáreas de risco na cadeia de abastecimento alimentar;
    4. Conhecer os conceitos e as técnicas de avaliação e gestão para mitigar os riscos relacionados;
    5. Gerir a segurança e a higiene alimentar;
    6. Garantir a conformidade com todos os requisitos legais de segurança alimentar;
    7. Gerir os vendedores de alimentos para garantir que todos os alimentos preparados sejam seguros para a população os consumirem;
    8. Implementar a manutenção e melhoria a vigilância de alimentos;
    9. Assegurar que todas as responsabilidades dos estabelecimentos em relação a segurança e higiene alimentar são cumpridas;
    10. Conhecer as técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos e hábitos de vida saudáveis.

  • Grupo alvo
  • Carga Horária

    52 horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação teste pré e pós curso

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Curso sobre boas práticas de manipulação de alimentos

SA-004-24

  • Nome do Curso

    Mudanças Climáticas e Saúde

  • Competências a serem adquiridas

    1. Distinguir os conceitos de clima e tempo, mudanças climáticas e variabilidade climática;
    2. Explicar o mecanismo do efeito estufa;
    3. Descrever como as actividades humanas estão exacerbando esse fenómeno natural;
    4. Explicar a avaliação de vulnerabilidade e adaptação da Saúde às Mudanças Climáticas;
    5. Explicar o Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas e o Sector da Saúde;

  • Grupo alvo

    Agente Polivalente de Saúde, Engenheiros Ambientais, Licenciados em Gestão Ambiental, Técnicos de Medicina Preventiva e Saneamento do Meio

  • Carga Horária

    40 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação teste pré e pós curso

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Curso sobre mudanças climáticas e saúde.

SA-005-24

  • Nome do Curso

    Pontos de Entrada (Aeroportos, Portos e Fronteiras)

  • Competências a serem adquiridas

    Dotar os profissionais de saúde de competências nos Pontos de Entrada;

    Explicar os Planos de resposta à Emergências de Saúde Pública e Procedimentos Operacionais

  • Grupo alvo

    Engenheiros Ambientais, Técnico de Saúde Ambiental

  • Carga Horária

    80 Horas

  • Condições de conclusão

    Avaliação teste pré e pós curso

  • Modalidade

    Misto (Presencial + EAD – TelessaudeMZ)

  • Descrição do Curso

    Capacitaçãp em matéria de pontos de entrada Procedimentos Operacionais Padronizados